Abertura oficial do XII Congresso Mundial, em Gramado, é prestigiada por autoridades do DAF e da Anvisa

10 de novembro de 2016

A abertura solene do XII Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa, que começou dia 8 de novembro e continua até amanhã, 10, em Gramado (RS), teve início às 19h30 desta terça-feira, na presença de mais de 2 mil congressistas e de autoridades do Ministério da Saúde e da Anvisa. Reunidos no Teatro Van Gogh do Espaço Cultural FAURGS, os farmacêuticos representantes das delegações de Portugal, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Cabo Verde e Brasil, além do ex-bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal, Carlos Maurício Barbosa, receberam homenagens do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Durante a abertura solene, o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João, anunciou, para 16 a 18 de novembro de 2017, a realização do I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas. O evento ocorrerá em Foz do Iguaçu (PR), simultaneamente a outros três: I Congresso Pan-Americano de Ciências Farmacêuticas, I Congresso Latino Americano de Estudantes de Farmácia e III Encontro Nacional de Educadores em Farmácia Clínica. O presidente do CFF destacou a importância do projeto, que deve se materializar como o maior evento da Farmácia, não só no próximo ano, mas dos últimos tempos. “Será o primeiro congresso com a marca do Conselho Federal de Farmácia, a maior entidade da profissão farmacêutica nesse país”, salientou.

O XII Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa ocorre simultaneamente a outros quatro eventos – V Simpósio de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Sistema Público de Saúde, Congresso Brasileiro de Fitoterapia, I Congresso Brasileiro de Farmácia Estética e I Simpósio Farmacêutico de Nutracêuticos. Seu presidente, Valmir de Santi, que também preside a Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa (AFPLP) e é vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), disse que cada evento foi pensado para dar respostas aos anseios de qualificação profissional nas áreas envolvidas. “Além disso, a inclusão da área de Nutracêuticos amplia os horizontes da nossa atuação profissional”, acrescentou.

Valmir de Santi elencou o conjunto de fatores que tornaram o Congresso uma realidade e um sucesso de público. Primeiramente, o valor praticado foi abaixo do que se cobra em outros congressos, como forma de o CFF possibilitar a participação da categoria que já contribui com os conselhos de classe. Ele citou a escolha da cidade e da época, com o Natal Luz de Gramado, possibilitando momentos inesquecíveis de lazer e de ampliação do conhecimento. “Outro ponto fundamental é o conjunto de palestras, que colocou no mesmo evento inúmeras possibilidades de aprendizado e de aprimoramento profissional”.

O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, elogiou a forma como Valmir de Santi e a comissão organizadora conduziram o evento e disse estar emocionado em compartilhar os resultados desse brilhante trabalho com os dois mil participantes. “Podem ter certeza de que em meus momentos de reflexão, de oração, eu não peço mais por mim, mas peço a Deus que me ilumine para que eu possa buscar o melhor para vocês, para a nossa profissão que eu tanto amo”. E ressaltou que o crescimento da profissão exige mudanças. Essas mudanças, frisou, dependem muito mais de cada farmacêutico do que das entidades. “Os conselhos precisam da ajuda de todos os farmacêuticos”.

Walter Jorge João lembrou que é preciso sair da zona de conforto e ocupar todos os espaços que a autoridade técnica dos farmacêuticos permite. “Em apenas cinco anos, nós saímos de uma condição em que a Farmácia era reduzida a mero estabelecimento de entrega de produtos e alcançamos o patamar de oferecer serviços de saúde para a população”. Segundo o presidente, o CFF tem buscado firmar parcerias pelo desenvolvimento da profissão e destacou o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde (DAF-MS), Renato Teixeira, que, na solenidade, representou o ministro da Saúde, Ricardo Barros, como um aliado na ampliação, a partir de 2017, da assistência farmacêutica em todo o país.

“Temos conosco um convidado muito especial, o Dr. Renato Alves Teixeira Lima, por quem tive a satisfação de ser recebido, em seu gabinete. Nos entusiasma muito constatar que ele está cercado de colegas farmacêuticos de grande valor e muito determinado a trazer para o país novos rumos para a assistência farmacêutica. Peço a vocês uma salva de palmas para o Dr. Renato Teixeira, porque a Farmácia sabe receber bem os seus convidados e reconhecer o esforço de quem procura contribuir de fato para a saúde do povo brasileiro”, disse.

Walter Jorge João anunciou que após a visita ao diretor do DAF e, posteriormente, ao ministro Ricardo Barros, há cerca de duas semanas, o conselho iniciou a formatação de uma oficina que irá sistematizar a proposta da Farmácia para a assistência farmacêutica no país. “O ministro e também o Dr. Renato Teixeira nos deram ampla abertura para a organização desse evento, que será desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde”.

Renato Teixeira destacou que, apesar de recente, a parceria do DAF com o CFF já resultou em projetos a serem materializados já no início do ano que vem. Entre esses projetos, está a implantação do atendimento clínico farmacêutico, de forma a atender aos quatro eixos do Programa de Qualificação da Assistência Farmacêutica (Qualifar), do Ministério da Saúde: estrutura, educação, cuidado e informação. Renato Teixeira finalizou com um elogio à organização do evento.

O presidente da região norte da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal, Franklin Marques, representando a bastonária Ana Paula Martins, destacou que a atuação farmacêutica na prevenção das doenças e na manutenção da saúde é um papel fundamental dos farmacêuticos de todo o mundo. “A riqueza das pessoas está no seu envolvimento com as causas sociais. É por isso que a atuação farmacêutica, com a sua responsabilidade e competência, não se finda na dispensa do medicamento, mas se prolonga na função de cuidados com a saúde enquanto profissional integrado nos diferentes patamares da rede de cuidados com a saúde”.

O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA), Boaventura Moura, destacou a qualidade do evento e agradeceu pela hospitalidade, cordialidade e afeto dos brasileiros, em nome dos 510 farmacêuticos de Angola, representados na solenidade por 25 participantes angolanos. “O Brasil está fazendo muito pela profissão farmacêutica e está de parabéns pela grandiosidade deste congresso. Estamos tendo aqui uma lição de aprendizagem. Gostaria eu de poder presenciar, em Angola, algo que não será igual, mas pelo menos poderá ter o benchmarketing (processo de avaliação das empresas que permite a incorporação das melhores experiências da concorrência) desse evento, porque ele está de alto nível”.

O presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio Grande do Sul (CRF-RS), Maurício Shüler Nin, anfitrião do evento, sintetizou os agradecimentos a todos os congressistas, realizadores e parceiros, nas pessoas de Walter Jorge João e Valmir de Santi, por terem acreditado que o Rio Grande do Sul fosse capaz de receber e realizar este Congresso. “Já era a hora de um grande evento acontecer em nosso estado. Sejam todos bem-vindos à nossa terra. Muito obrigado!”.

Também, estiveram presentes à solenidade a representante da Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde (OFCV), Ester Gonçalves, o ex-presidente da Ordem de Farmacêuticos de Portugal, até 2015, Carlos Maurício Barbosa, o diretor de Monitoramento e Controle Sanitário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), José Carlos Moutinho, o presidente da Fundação Brasileira de Ciências Farmacêuticas, Carlos Oeiras Sena, o coordenador da Comissão Científica do Congresso e vice-presidente do CRF-RS, Roberto Canquerini, o diretor administrativo da Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF), Paulo Boff, e a representante da Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia (Enefar), Cristiane Manoela.

Fonte: Comunicação do CFF (Murilo Caldas)

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480