Alergia respiratória infantil: mitos e verdades

15 de março de 2016

Farmacêutico, oriente o consumidor com dicas importantes para reduzir os episódios da doença

Em época de tempo seco, as crianças são as que mais padecem com o excesso de poluição e baixa umidade do ar. Narinas congestionadas e com secreção, além de tosse seca e constante, são os maiores incômodos sofridos pelos pequenos.

“Alguns podem apresentar a rinite alérgica, uma inflamação da mucosa do nariz que tem como sintomas coceira, espirros, nariz entupido e coriza. A rinite alérgica é menos comum nos primeiros dois anos de vida e começa a tornar-se mais prevalente em crianças na idade pré-escolar e escolar”, explica a gerente médica da unidade Medicamento Isento de Prescrição (MIP) do Aché Laboratórios Farmacêuticos, Dra. Talita Poli Biason.

A rinite alérgica pode trazer algumas consequências para as crianças. Os problemas vão desde alteração da qualidade de vida, até a predisposição a quadros de infecções como otite (infecção de ouvido) e sinusite.

A Dra. Talita esclarece alguns mitos e verdades sobre alergia respiratória infantil. Confira:

1) Lavagens nasais podem ser realizadas regularmente.

Verdade. A lavagem nasal auxilia na remoção de antígenos (partículas ou moléculas) que, ao entrarem em contato com a mucosa nasal, colaboram para o desencadeamento de crises alérgicas. Além disso, auxilia na retirada do excesso de muco. Para as lavagens, faça o uso de uma solução nasal de cloreto de sódio 0,9%, pois fluidifica a secreção nasal sem agredir o nariz. O ideal é fazer a higienização de duas a três vezes ao dia.

2) As alergias respiratórias só ocorrem em dias mais frios.

Mito. As crises de alergias respiratórias ocorrem em qualquer época do ano. Porém, nas estações mais frias (outono e inverno) o aumento dos sintomas acontece devido ao ar seco e temperatura mais baixa. Nessa época do ano, também há aumento da exposição aos ácaros e fungos como a que ocorre pelo maior contato com as roupas de frio e cobertores que são retirados do armário.

3) Produtos com cheiros fortes devem ser evitados.

Verdade. Os perfumes, mesmo os de fixação mais leve como águas de colônia, precisam ser evitados pelos alérgicos, inclusive, por parentes próximos. Os produtos de limpeza, também devem ser utilizados longe da presença da criança para evitar as crises alérgicas.

4) Rinite Alérgica tem cura.

Mito. A rinite alérgica não tem cura definitiva. Porém, é possível mantê-la sob o controle por meio do emprego de um tratamento adequado e, claro, evitando o contato com agentes alergênicos, como, por exemplo, poeira doméstica.

5) Alérgicos podem praticar esportes.

Verdade. As crianças alérgicas podem e devem praticar esportes. No entanto, recomenda-se conversar com o médico na hora de escolher o melhor esporte para cada uma. Além disso, é preciso seguir alguns cuidados: nos dias muito quentes e de baixa umidade do ar os exercícios devem ser evitados; crianças devem ter atenção redobrada na hidratação durante a prática de esportes e vestir roupas leves e confortáveis. .

Fonte: Maxpress Net

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480