Anvisa terá farmacêutica em sua Diretoria

05 de dezembro de 2017

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (29) a indicação da farmacêutica Alessandra Bastos Soares para a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Também foi aprovado um pedido de urgência na análise da mensagem indicando o nome no Plenário do Senado. O presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João, comemorou a informação, repassada ao plenário durante a sua 464ª Reunião Ordinária do conselho, que se encerra nesta quinta-feira, 30 de novembro, em Brasília.

“Em relação à Anvisa, temos vivenciado tempos profícuos no relacionamento com a agência. É notória e digna de nosso reconhecimento a receptividade e sensibilidade do seu atual presidente, Jarbas Barbosa, em relação às demandas da profissão. E agora, nos enche ainda mais de expectativas, o fato de termos uma farmacêutica frente à Diretoria do órgão.”

Aos senadores, Alessandra Soares disse que chega à Anvisa com o intuito de “ventilar o olhar da Agência, uma leitura mais ágil nos procedimentos, principalmente daqueles que requerem mais celeridade neste momento”. A farmacêutica deixou claro que este viés não significa sob nenhuma hipótese comprometer “a segurança e eficácia dos medicamentos e produtos”.

Por ter passado parte de seus 20 anos de profissão atuando dentro de hospitais públicos e privados, trabalhando para planos de saúde e empresas que comercializam medicamentos e produtos, ela afirma ter adquirido um background direto voltado para a saúde e o bem-estar das pessoas. Alessandra Soares questão de mencionar também que “todos os brasileiros usam os serviços da Anvisa diariamente, desde a hora que acordam, pois os produtos que você usa para escovar os dentes foram inspecionados por ela”.

Alessandra Bastos Soares ocupará a vaga de José Carlos Magalhães da Silva Moutinho. Ela é farmacêutica, graduada pela Universidade Metodista de Piracicaba no ano 2000. Tem formação complementar em auditoria interna, em “BPF: SF/17747.18030-602, ferramenta para redução de custos operacionais, proteção de marca e diferenciação no mercado”, gestão de pessoas e planejamento estratégico, personal e professional coaching e assuntos regulatórios aplicados à vigilância sanitária, tendo atuado exclusivamente na área privada.

Foi gerente de Assuntos Regulatórios e Qualidade da UNIMED de Piracicaba (SP), atuou no suporte regulatório do escritório Habib e Pinheiro Advogados Associados e como Gerente de Assuntos Regulatórios e Qualidade, agora da Glanz Comércio Exportação e Importação. A partir de 2004, assumiu Gerência de Assuntos Regulatórios e Qualidade da Promédica Produtos Hospitalares, e em 2008, assumiu o posto de Gerente de Novos Produtos do Laboratório Gross.

No ano seguinte, passou a atuar exclusivamente como Gerente de Assuntos Regulatórios e Qualidade das empresas Leister Comércio e Importação de Produtos Hospitalares e Nutoth Pharma Indústria e Comércio. A partir de julho de 2011 até janeiro de 2014, ocupou o cargo de gerente de Assuntos Regulatórios e Qualidade da empresa Medivax Indústria e Comércio.

Fonte: Comunicação do CFF, com informações da Agência Senado

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480