CFF anuncia II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas

18 de março de 2020

  

O Conselho Federal de Farmácia lançou nesta segunda-feira, dia 16 de março, em Belém do Pará, o II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, o maior congresso farmacêutico das Américas – as inscrições estarão disponíveis a partir do dia 23 de março, por meio do site www.congressobrasileiro.org.br. Promovido pela entidade que define os rumos da profissão farmacêutica no país, o evento será realizado de 12 a 14 de novembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Inicialmente o congresso ocorreria na capital paraense, porém o único espaço com capacidade para abrigar os 4 mil congressistas que são esperados para esta edição não atendeu as exigências burocráticas previstas em lei para esse tipo de contratação.

O lançamento oficial ocorreu durante o simpósio “Coronavírus (COVID-19) – Aspectos científicos, epidemiológicos, clínicos e terapêuticos”, promovido em parceria com instituições locais e nacionais. Participaram, como palestrantes, grandes nomes da Farmácia e da saúde, além das principais autoridades públicas na área. O tema foi escolhido em função da pandemia da doença causada pelo novo coronavírus. O simpósio foi precedido de uma ação de orientação à população, com a realização de testes para influenza, que fazem parte do protocolo para identificação de casos suspeitos da COVID-19. Entre as 25 pessoas que fizeram exames, seis apresentaram resultado positivo para influenza. Os pacientes foram encaminhados. Mais de 300 foram orientadas na ação.

  

“Fico muito feliz de dar a largada para a realização da segunda edição do nosso congresso em minha cidade, com um evento de tamanha excelência e que resultou em uma enorme contribuição para a sociedade”, destacou o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, a respeito do simpósio. Realizado no Auditório do Hospital Adventista de Belém, o pré-congresso foi uma forma de o CFF oferecer aos participantes uma prévia da programação de alto nível que está sendo proposta para o II CBCF.

Ao final das atividades, o presidente do CFF, a assessora da Presidência do conselho, Josélia Frade, e o consultor ad hoc, Wellington Barros, apresentaram o vídeo oficial do congresso e falaram um pouco sobre a edição de 2020, cujo tema será “Tecnologia e Inovação”. “Para nós, que estamos envolvidos na organização do II CBCF, está sendo uma enorme responsabilidade, especialmente no que diz respeito à grade científica, que foi um dos quesitos mais bem avaliados na primeira edição. Mas grandes novidades vêm por aí”, comentou Josélia Frade, que é coordenadora da comissão científica do congresso.

 

Uma dessas novidades é que todas as atividades relacionadas ao tema do evento, ocorrerão dentro de um evento intitulado Horizonte 20 – 30, em uma grande arena, onde se sucederão apresentações curtas, de 20 minutos. A promessa é debater profundamente a Saúde Digital, e o impacto da tecnologia nas diferentes áreas da profissão farmacêutica. “A categoria precisa estar em sintonia com as bases que sustentam a incorporação de toda essa inovação, e ter ciência de que esses processos envolverão empreendedorismo, financiamento e domínio das ferramentas tecnológicas”, observou.

De acordo com Wellington Barros, as diferentes áreas de atuação farmacêutica estarão contempladas em mais de cem atividades, incluindo circuitos de prática, que propiciarão a troca de experiências e o desenvolvimento de conhecimentos e de habilidades, com ênfase na farmácia clínica, prescrição e desprescrição; na farmácia hospitalar; na indústria; nas Práticas Integrativas e Complementares (PICs); nas análises clínicas e nas inovações tecnológicas aplicadas desde a estética até a segurança de pacientes críticos, idosos e polimedicados.
Também estarão em pauta temas voltados à toxicologia, aos alimentos, à citologia, à radiofarmácia, à oncologia, à gestão e à saúde coletiva, como vacinação, judicialização da saúde e a saúde indígena, além do debate sobre novos paradigmas da profissão; os caminhos para um ensino farmacêutico de qualidade, com a implementação das DCNs; os aspectos éticos da publicidade nas diferentes áreas de atuação e o cenário da profissão no mundo.

Simpósio – Participaram na organização do simpósio em Belém, o Instituto Evandro Chagas, a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil – Academia Nacional de Farmácia (ACFB/ANF), a Universidade Federal do Pará e a Secretaria de Saúde Pública do Pará. O evento tem o apoio do Hospital Adventista de Belém, da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias – Regional do Pará (SBFFC-PA) e seccional do Pará da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC).

Fonte: Comunicação do CFF

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480