CFF destaca papel dos laboratórios oficiais em audiência na Câmara

12 de novembro de 2019

O assessor da Presidência do Conselho Federal de Farmácia, Tarcísio Palhano, participou de audiência pública, na quinta-feira (07), em Brasília, para discutir o tema  “A importância da Fundação para o Remédio Popular (FURP) na produção, pesquisa, desenvolvimento e distribuição de medicamentos populares”. A audiência foi convocada pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), da Câmara dos Deputados.

A Fundação para o Remédio Popular “Chopin Tavares de Lima” (FURP), laboratório farmacêutico oficial do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, é um dos maiores fabricantes públicos de medicamentos do Brasil e da América Latina. Os seus produtos são adquiridos por mais de três mil cidades brasileiras.

A unidade foi uma dos 18 laboratórios farmacêuticos oficiais avaliados em pesquisa promovida pelo Conselho Federal de Farmácia e Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (Alfob). Palhano destacou a capacidade instaladas dos laboratórios públicos. “Eu vivenciei, presencialmente, a situação dos laboratórios farmacêuticos oficiais do Brasil e, em alguns aspectos, eles impressionam. A Furp, por exemplo, tem uma capacidade instalada extraordinária. Em apenas um turno de trabalho, ela é capaz de produzir um bilhão de unidades farmacêuticas e a gente sabe que isso é passível de ampliação”.

O assessor da presidência do CFF também citou um programa desenvolvido pela Furp em que gerencia oito farmácias em estações de metrô. O objetivo é facilitar o acesso aos medicamentos nesses locais estratégicos de grande movimentação. “Queremos estabelecer uma parceria CFF e Furp para que nessas estações de metrô não seja apenas disponibilizado o medicamento, ou seja, a gente não se preocupe apenas com o acesso, mas com o cuidado farmacêutico para que as pessoas também tenham acesso à informação sobre os medicamentos e com essas informações possam aderir aos tratamentos – a gente sabe que é um problema importantíssimo a não adesão ao tratamento –  e possam usar os medicamentos da forma mais segura e racional possível”.

Palhano lembrou que o CFF atua com protagonismo na área de educação farmacêutica por meio de ações e dos eventos que promove. Na avaliação dele, a Furp também se apresenta como uma importante aliada neste processo como um campo de estágio para o aperfeiçoamento profissional de estudantes. Entre os quase 900 funcionários da instituição, aproximadamente 100 são farmacêuticos.

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480