Notícias

CFF e CRFs repudiam declaraçaõ do Ministro da Saúde

27 de junho de 2016

Na última sexta-feira, 24, o ministro interino da Saúde, Ricardo Barros, declarou durante sua passagem por Ponta Grossa (PR), em referência à prorrogação do Programa Mais Médicos, que “é melhor ter um médico cubano do que um farmacêutico ou uma benzedeira para atender à população”. A declaração foi recebida com indignação pelos farmacêuticos. Desde então, a revolta está fervilhando nas redes sociais e o ministro até ensaiou uma retratação, em seu perfil no Facebook, alegando que sua fala foi divulgada de forma descontextualizada. Mas os farmacêuticos não ficaram satisfeitos. Querem um pedido de desculpas formal.

Ricardo Barros chega a Santa Catarina nesta segunda-feira, 27, e será recebido com um protesto de toda classe farmacêutica. O ato está sendo organizado pelo Conselho Regional de Farmácia do estado (CRF/SC) e pelas demais entidades farmacêuticas catarinenses, com o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF). O motivo não é salário ou outra reivindicação trabalhista, mas por respeito, representando toda categoria, que congrega mais de 200 mil farmacêuticos em todo o país.

Para o presidente do CFF, Walter Jorge João, “de uma vez só, o ministro desrespeitou os farmacêuticos e demonstrou uma visão equivocada e retrógrada, que contraria o que é preconizado pelas organizações da saúde mais importantes em todo mundo, a assistência multidisciplinar como melhor modelo de prática em saúde pública. Não é por acaso que essa é uma das diretrizes do SUS”, comenta.

Walter Jorge ressalta ainda que o ministro equivoca-se gravemente ao alardear um modelo assistencial fragmentado, hierarquizado, centrado no médico. Somente para citar um exemplo, dados do Ministério da Saúde revelam que 82% dos pacientes que utilizam 5 ou mais medicamentos de uso contínuo o fazem de forma incorreta ou demonstram baixa adesão ao tratamento. Um em cada três pacientes abandona algum tratamento, 54% omitem doses, 33% usam medicamentos em horários errados, 21% adicionam doses não prescritas, 13% não iniciam algum tratamento prescrito, entre outras constatações. “O caso se torna mais grave se considerarmos que o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de automedicação, seguramente pela influência de propaganda antiética, que induz ao consumo irresponsável de medicamentos”.

Não é a primeira vez que o ministro despeja sua oratória inconsequente e néscia diante da mídia. Recentemente, numa demonstração de total falta, inclusive, de habilidade política, ele disse que o tamanho do SUS deveria ser revisto. Foi obrigado a voltar a atrás. “É o que deveria fazer novamente agora, caso tenha realmente interesse de oferecer ao povo brasileiro, a resposta que ele espera do Sistema Único de Saúde (SUS)”, acrescenta o presidente do CFF.

Fonte: Comunicação do CFF (com edição da Comunicação do CRF-PI)

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480