Notícias

CFF inscreve trabalhos à revista “Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS”

19 de abril de 2017

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) está recebendo inscrições para a quinta edição da sua revista anual “Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS”. A publicação reúne relatos de farmacêuticos de todo o Brasil que desenvolvem trabalhos bem sucedidos no âmbito do Sistema Único de Saúde. Os interessados em participar da seleção podem encaminhar seus relatos até o dia 31 de maio (para fazer sua inscrição CLIQUE AQUI. Ao fazer o cadastro, é necessário marcar a opção “Autor”).

“Estamos muito satisfeitos com o lançamento das inscrições para a seleção de trabalhos desta nova edição, principalmente porque no final do ano passado a revista obteve o ISSN”, comenta o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João. Sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, esse registro é conferido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). O número, que se torna único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído, agrega valor e confiabilidade à publicação.

O coordenador do Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública do CFF, responsável pelo processo de seleção dos relatos e edição da revista, o vice-presidente do conselho, Valmir de Santi, anuncia novidades no processo seletivo para 2017. “Uma delas é que os textos deverão ser indicados por uma instituição de ensino superior madrinha, sediada na jurisdição onde o trabalho/projeto está sendo ou foi desenvolvido” explica. A instituição madrinha necessitará atender aos pré-requisitos para indicação do trabalho (ver a seguir).

“Outra novidade é que todo trabalho inscrito terá de contar, também, com um orientador. Esse orientador será indicado pela instituição madrinha e deverá acompanhar todo o processo de construção do texto, visando à garantia de que ele esteja adequado às diretrizes para os autores”, observa Valmir de Santi. O nome do orientador deverá constar do formulário de inscrição.

É importante ressaltar que a partir desta edição, os textos de todos os trabalhos que envolverem a atuação clínica do farmacêutico deverão estar adequados às diretrizes do Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde (Profar), do CFF. O livro “Serviços farmacêuticos diretamente destinados ao paciente, à família e à comunidade – Contextualização e Arcabouço Conceitual”, disponível em versão eletrônica no site do CFF, é leitura e referência obrigatória na elaboração dos trabalhos.

De acordo com o vice-presidente do CFF, os trabalhos indicados não necessariamente serão publicados. “A seleção dos textos que integrarão o conteúdo da nova edição da revista caberá a uma Comissão de Seleção nomeada pelo CFF, por meio de seu Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública. Serão publicados os trabalhos aprovados/selecionados por essa comissão”, assinala.

O presidente do CFF, Walter Jorge João, destaca que a revista Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS tem conseguido atingir o objetivo de sensibilizar os gestores públicos de saúde sobre a importância da atuação do farmacêutico nas atividades do SUS. “Ainda temos muito a avançar, mas é cada vez maior o número de gestores públicos conscientes de que a atuação competente do farmacêutico, quando devidamente respaldada pela administração, pode colaborar com a eficiência da gestão, a otimização dos recursos financeiros na aquisição de medicamentos e a redução das perdas de produtos adquiridos”.

A revista Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS é uma iniciativa do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e é editada uma vez por ano. O objetivo é dar destaque aos relatos de farmacêuticos que atuam no SUS e obtiveram experiências bem sucedidas. “Os trabalhos selecionados podem servir de exemplo a outros farmacêuticos e, assim, ajudar na melhoria dos serviços de saúde em outras localidades”, acredita Valmir de Santi.
Fique atento às dicas na hora de inscrever sua experiência exitosa

O vice-presidente do CFF e coordenador do projeto, Valmir de Santi, reforça a importância de os autores lerem atentamente as diretrizes para escrever o trabalho. “Todas as informações ali solicitadas são fundamentais para a elaboração de um texto de qualidade, que traduza os bons resultados do projeto. Disso depende a seleção e publicação do mesmo.”

1 – Os trabalhos devem conter imagens para facilitar a compreensão e visualização do conteúdo apresentado.

“As fotos e outras informações visuais, como gráficos e planilhas são muito úteis para a demonstração de resultados”, reforça Wilson Hiroshi, membro do GT sobre Saúde Pública. “Se o projeto resultou no crescimento da adesão aos medicamentos dispensados, se houve melhora do quadro de saúde dos pacientes atendidos, tudo isso deverá ser comprovado por meio de números, com a descrição da realidade anterior, concomitante e posterior às intervenções realizadas”, exemplifica.

2 – Além da apresentação dos resultados obtidos pelos autores de forma objetiva, preferencialmente por meio de números, em forma de tabelas ou gráficos

Os trabalhos que integram as três edições já publicadas da revista “Experiências Exitosas” tiveram algumas características em comum: descrição bem clara e definida dos objetivos; informações sobre a metodologia utilizada para a coleta de dados ou execução das ações. “Quando isto não for possível apresentar os resultados numericamente, deve-se descrever detalhadamente qual foi a mudança ou melhoria obtida no serviço mediante às ações realizadas”, destaca o avaliador.
Pré-requisitos exigidos da instituição madrinha, responsável pela indicação do trabalho:

• Poderão ser madrinhas dos trabalhos candidatos à publicação as instituições superiores de ensino localizadas no estado ou município onde o projeto/trabalho foi desenvolvido.
• Cada instituição madrinha poderá indicar mais de um trabalho.
• A instituição madrinha será responsável por avaliar e certificar os dados apresentados no relato, o que significa atestar perante a comissão de seleção que a experiência é de fato exitosa.
• A instituição madrinha deverá nomear um orientador para cada trabalho indicado.

Pré-requisitos e obrigações do orientador do trabalho:

• Para orientador do trabalho deverá ser indicado um farmacêutico que pertença à área acadêmica.
• O orientador deverá responsabilizar-se por acompanhar e auxiliar o autor ou autores na redação final do trabalho, no sentido de assegurar que o mesmo esteja em conformidade com as exigências das DIRETRIZES PARA AUTORES do processo seletivo de Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS.

Fonte: Comunicação do CFF

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480