CFF lança material sobre sanitizantes usados contra a Covid-19

02 de junho de 2020 por Imprensa

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) produziu o documento “Evidências sobre sanitizantes para o emprego contra o SARS-CoV-2” para auxiliar no combate à Covid-19. O material apresenta procedimentos e materiais de limpeza e de desinfecção em diferentes contextos para subsidiar os farmacêuticos a organizarem processos efetivos em seus locais de trabalho. A ideia é também educar a comunidade de diferentes lugares sobre a melhor condução da higienização em seus domicílios e ambientes onde haja possibilidade de transmissão da Covid-19.

A assessora da presidência do Conselho, Josélia Frade, explica que esse é mais um material entre os vários que estão sendo produzidos pela instituição para orientar farmacêuticos sobre como se proteger, bem como proteger sua equipe e os pacientes que atendem. “Essa publicação tem como objetivo discutir procedimentos e materiais de limpeza e de desinfecção em diferentes contextos para subsidiar os farmacêuticos a organizarem processos mais efetivos nos seus locais de trabalho e também poderem educar a comunidade sobre a melhor condução nos processos de higienização nos domicílios desses pacientes, por exemplo”.

O material apresenta o grau de evidência de produtos utilizados e destaca os que têm recomendação de aplicação contra o vírus com referência bibliográfica. “Isso é importante nesse momento que estamos enfrentando essa pandemia, pois imagina se os gestores adquirem saneantes que não são os mais adequados para esse tipo de vírus específico. Então, a importância de publicações dessa natureza que podem orientar inclusive o serviço de saúde sobre quais saneantes utilizarem no processo de desinfecção”

De acordo com Josélia, sobre substâncias como o próprio álcool etílico, que está presente no álcool gel, ainda há poucos estudos sobre o impacto na saúde das pessoas e sobre a grande utilização como tem sido verificado atualmente. “Em que porcentagem esse produto está sendo absorvido? Será que ele pode causar algum dano ao paciente ou não?  Então já tem gente pesquisando e acompanhando o efeito desses produtos na saúde das pessoas”, explica.

A publicação pode ser acessada no site covid19.cff.org.br – banner: Materiais de Apoio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222 8480/ 32262863 Faz: 3222-8999