CFF se alia ao CFM e ABNeuro em campanha de prevenção ao AVC

04 de novembro de 2016

Os acidentes vasculares cerebrais (AVCs) são transtornos que afetam cerca de 16 milhões de pessoas no mundo, todos os anos. O atendimento médico precoce, logo após o aparecimento dos primeiros sintomas, evita sequelas e o farmacêutico tem muito a contribuir por meio do correto encaminhamento dos pacientes. Ele também pode ajudar orientando sobre as formas de prevenção. “Por isso, desde fevereiro deste ano, aderimos à campanha lançada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Academia Brasileira de Neurologia (ABNeuro) em prevenção ao AVC, e contamos com a cooperação dos colegas de todo o país”, explica o presidente do CFF, Walter Jorge João.

A campanha está no ar desde 2015 e foi idealizada como ação em alusão ao Dia Mundial do AVC, comemorado em 29 de outubro. A iniciativa envolve duas ações básicas: foi colocado no ar um site com informações sobre a doença, validadas por especialistas no assunto, e está sendo realizada uma ação de esclarecimento por meio de mídias sociais. Para visitar o site oficial da campanha acesse www.avc.cfm.org.br.

“Quanto mais pessoas souberem que é possível prevenir o AVC e que, na fase aguda, o serviço médico deve ser acionado imediatamente, menor o número de pessoas sequeladas”, defende Hideraldo Cabeça, conselheiro federal pelo Pará do Conselho Federal de Medicina (CFM) e membro titular da ABNeuro.

O conselheiro federal do CFM elogia a ação do CFF. “Muitas vezes, o farmacêutico é o primeiro profissional de saúde procurado por alguém que sofre um AVC. Com a adesão do CFF a esta campanha, teremos o apoio dos farmacêuticos para detectar precocemente os sintomas e encaminhar essas pessoas imediatamente para um hospital. A ação do CFF contribuirá para diminuirmos o número de sequelados pro AVC”, elogiou por ocasião da adesão do CFF à iniciativa.

Para saber se alguém está sofrendo um AVC (Acidente Vascular Cerebral), peça a pessoa para sorrir, levantar os dois braços e dizer uma frase simples. Caso o sorriso fique torto, um dos braços caia e ela não consiga repetir a frase, não necessariamente os três sintomas, provavelmente estará sofrendo um AVC, devendo ser encaminhada imediatamente a um hospital. Por conta disso, o paciente deve ser avaliado precocemente e receber tratamento em até quatro horas e meia para que as sequelas sejam menores.

Fonte: Comunicação do CFF

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480