Notícias

Congresso de Farmácia: governador anuncia medidas favoráveis para classe

15 de setembro de 2017

O Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas foi aberto oficialmente na noite desta quinta-feira, dia 14 de setembro, no Centro de Convenções Atlantic City, em Teresina-PI. A solenidade esteve repleta de boas notícias para a profissão farmacêutica, fazendo jus ao eixo central do evento: “Farmácia: paradigmas, avanços e perspectivas”. Realizado pelos conselhos Regional e Federal de Farmácia, o evento contou com a presença do governador Wellington Dias, que anunciou a necessidade de aprovação de um piso salarial para o Piauí.

A primeira boa nova da noite foi dada pelo secretário estadual da Saúde, Florentino Neto, que anunciou a criação de uma câmara de mediação para tratar da crescente judicialização na saúde, e convidou o CRF-PI a indicar um farmacêutico para participar da equipe. Em seguida, o governador Wellington Dias informou que ainda este ano fará o trâmite para aprovar o piso salarial para os farmacêuticos do estado. “Os farmacêuticos merecem pela grande contribuição que prestam à saúde”, disse.

O presidente do CFF dividiu com o público presente, o reconhecimento internacional que a Farmácia e os farmacêuticos brasileiros obtiveram esta semana. Do outro lado do mundo, na Coreia do Sul, ele recebeu o prêmio FIP Fellowship, da Federação Internacional Farmacêutica (FIP), entidade que representa mais de 4 milhões de farmacêuticos. “Esse prêmio reconhece a liderança política exercida no brasil em favor do avanço da farmácia no planeta”, comentou.

Surpreendido com uma homenagem do CRF-PI, em reconhecimento ao apoio que o CFF tem dado às inúmeras ações do regional pela valorização da profissão e a proteção à saúde da população, Walter Jorge João retribuiu com elogios à gestão do conselho regional. “A escolha de Teresina para sede desse congresso é em reconhecimento ao belíssimo trabalho realizado pelo presidente do conselho, Ítalo Rodrigues, toda a sua Diretoria e, também, pela conselheira federal de Farmácia pelo estado, Elena Sales”, destacou.

O presidente do CFF destacou às autoridades locais a relevância do trabalho farmacêutico para a saúde pública, apesar de o país contar com um sistema universal de assistência, o SUS. E pediu as autoridades, aos gestores públicos que, assim como fez o governador do Piauí, não deixem de voltar o seu olhar para o potencial do farmacêutico. “Vocês encontrarão nele um aliado para ampliar o acesso à assistência à saúde da população. Estamos preparados para esse novo momento da profissão. No mundo inteiro, somos reconhecidos e valorizados como profissionais do cuidado à saúde”, disse Walter.

Walter da Silva Jorge João concluiu seu discurso com uma reflexão sobre o momento atual, em que a os farmacêuticos se preparam para eleger seus representantes nos conselhos de Farmácia. “Quem desejar representar a categoria deve preencher alguns pré-requisitos essenciais: sinceridade, humildade e a disposição para trabalhar pelo desenvolvimento coletivo. “Um grande líder se faz com o crescimento de todos os que estão à sua volta. Liderar é isso.”

Para o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Piauí, Ítalo Rodrigues, o saldo já é positivo antes mesmo da conclusão do evento. “Trouxemos o Brasil para o Piauí. Mais de 18 palestrantes, dos mais respeitados do país, passaram por Teresina e vão levar uma excelente impressão do que realizamos aqui”. Rodrigues também destacou o anúncio do governador do Wellington Dias. “O piso salarial farmacêutico é uma luta de anos, de toda classe farmacêutica. Ficamos felizes que finalmente vamos conquistar essa valorização profissional. O anúncio do governador é histórico para todos nós. Até o final do ano teremos um piso. O momento é de comemorar”, ressalta.

Em seguida à solenidade, o conselheiro federal de Farmácia pelo estado de Minas Gerais, Gerson Pianetti, proferiu a palestra magna, sobre “Qualidade de medicamentos: questão de segurança pública”. O Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas continua até sábado, 16. “Mais de 20 palestrantes de todas as regiões do país se revezarão para apontar caminhos e novas soluções no exercício profissional e na gestão da saúde e nas diversas áreas das ciências farmacêuticas”, disse o presidente do evento, Fabrício Amaral.

O Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas encerra neste sábado, meio-dia, quando acontece a premiação dos trabalhos apresentados e o coquetel de confraternização.

 

Fotos: Maeda (CFF)

Fonte: CRF-PI (com informações do CFF)

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480