CRF-PA Lança 6º Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas

07 de março de 2016

O 6º Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas foi lançado em solenidade realizada no último dia 29 de fevereiro, no Teatro Maria Sylvia Nunes, localizado em um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Belém (PA): a Estação das Docas do Pará. Na mesma solenidade foi lançado oficialmente o curso a distância “Prescrição Farmacêutica no Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados”, que será ministrado gratuitamente pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio de uma plataforma digital (leia mais aqui). O congresso ocorrerá de 23 a 25 de novembro, no Hotel Sagres, na capital paraense.

A solenidade foi aberta pelos farmacêuticos Eduardo Arruda, membro da Comissão de Educação do CRF-PA, e José Ricardo Vieira, tesoureiro do conselho, que serão respectivamente coordenador geral e coordenador da Comissão Científica do congresso. Eles fizeram uma apresentação sistemática dos objetivos do congresso, eixos temáticos e breve síntese da programação já confirmada para o evento. Serão 60 palestrantes, 48 conferências, 3 conferências magnas e 8 minicursos. O presidente do CRF-PA e do congresso, Daniel Jackson Pinheiro Costa, discursou em seguida ressaltando a satisfação de ver Belém sediar dois dos mais importantes eventos da Farmácia durante este ano.

“Esse é um momento especial para nós, que dividimos nessa mesma solenidade, os lançamentos do 6º Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas e do curso EaD do CFF”, disse ele, pedindo aplausos ao presidente do conselho, o paraense Walter da Silva Jorge João, pela sua atuação profícua em favor da profissão.

Daniel Jackson Pinheiro Costa lembrou que há dez anos era realizado em Belém o 1º Congresso Pan-Amazônico. “Será que a Farmácia mudou nesses últimos dez anos? Sim! A nossa profissão experimentou um crescimento espetacular. Saímos de um processo tecnicista e caminhamos a passos largos em direção do cuidado ao paciente”, destacou, ressaltando como fator determinante desse movimento a aprovação da Lei nº 13.021/14, construída em conjunto com diferentes segmentos, entre os quais o comércio farmacêutico.

Para o presidente do CRF/PA, trazer o 6º Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas para Belém é uma felicidade. “Era um antigo anseio e todos nós estamos empenhados em fazer diferente, ao promover o congresso mais democrático da história da profissão farmacêutica em todo o país. Estamos distribuindo formulários físicos, online, enfim, possibilitando aos farmacêuticos de todo o Brasil a oportunidade de participar, junto conosco, desse capítulo fantástico da história de nossa profissão”, afirmou. “Obrigado a todos que estão participando conosco dessa jornada que começa hoje já sendo fruto de muito trabalho.”

Após o lançamento do curso EaD, com as falas do presidente do CFF, da assessora da Presidência do conselho, Josélia Frade, e do consultor ad hoc Cassyano Correr, este permaneceu no palco para proferir palestra abordando o eixo central do Congresso – “Cuidados Farmacêuticos: Direito da Sociedade, Dever do Farmacêutico”. Cassyano Correr falou sobre amor à profissão, sobre a importância dos serviços farmacêuticos, sobre as transformações no mercado de trabalho e sobre os novos desafios para os profissionais.

As inscrições ao 6º Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas estarão abertas a partir de 1º de abril. O evento será realizado pelo CRF-PA e co-realizado pela Associação dos Farmacêuticos do Pará (AFEPA), Sindicato dos Farmacêuticos do Pará (SINFAR/PA) e Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Fonte: Comunicação do CFF

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480