Notícias

CRF realiza ações em Teresina e Interior pelo Dia do Farmacêutico

19 de janeiro de 2015

Dia 20 de janeiro é comemorado em todo Brasil o “Dia do Farmacêutico”. Para marcar a data, o Conselho Regional de Farmácia do Piauí realiza uma ação farmacêutica na Praça Pedro II, em Teresina, das 08h às 11h.

Serão oferecidos exames básicos como aferição de pressão, índice glicêmico e cálculo do ICM (Índice de Massa Corpórea), além de informar e tirar dúvidas sobre assistência farmacêutica, automedicação e efeitos toxicológicos. Também serão distribuídos folders informativos sobre medicamentos. As principais redes de farmácia do Estado já confirmaram presença na ação, através de seus farmacêuticos.

Nas cidades de Parnaíba, Picos e Floriano serão realizados jantares de confraternização alusivos à data, todos às 19h. Em Parnaíba, no Hotel Cívico, em Picos, no Picos Hotel, e em Floriano, no Restaurante Aeroporto.Outras cidades como Piripiri, Campo Maior, Oeiras, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e, São João do Piauí também receberão eventos, posteriormente, relativos a programação do Dia do Farmacêutico.Os acadêmicos de Farmácia também vão ganhar eventos e ações pela relativos à data, mas somente após o Carnaval, quando as aulas retornam normalmente.O presidente do CRF, Ítalo Rodrigues, explica que a ação em praça pública visa destacar a importância do profissional para a sociedade. “A presença do farmacêutico no balcão da farmácia é necessária e também obrigatória. Dá mais segurança ao paciente e exclui o risco da automedicação de forma errada, além de direcionar a pessoa, quando houver necessidade, para um profissional adequado”, disse.

Para Rodrigues, o farmacêutico atua em diversas áreas, além das farmácias e drogarias. “Estamos presentes em indústrias, laboratórios, hospitais e clínicas, manipulando, dispensando, prestando assistência e pesquisando sempre, para melhorar a saúde de todos”, completa.

O secretário-geral do CRF, Osvaldo Bonfim, ressalta que a nova lei da Farmácia serviu como impulsora na valorização do profissional farmacêutico. “A nova Lei nº 3.021/14, diz que drogarias deixam de ser apenas estabelecimentos comerciais e se transformam em unidades de prestação de assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva”. Ele reitera a obrigatoriedade da presença permanente do farmacêutico nas farmácias de qualquer natureza, conforme já determinava a lei anterior sobre o assunto, 5.991/73. “Outro ponto importante é que a partir de agora, apenas o farmacêutico pode exercer, nestes estabelecimentos, a responsabilidade técnica”, disse Bonfim.

Dia do Farmaceutico 2 (1)
CoverFACEBOOK
Fonte: Ascom CRF-PI
PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480