Notícias

Farmacêutico Raulino Firmino recebe Comenda do Mérito Farmacêutico 2017

26 de janeiro de 2017

Nas comemorações pelo Dia do Farmacêutico, 20 de janeiro, regimentalmente, o Plenário do Conselho Federal de Farmácia homenageia com a outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico personalidades nacionais e internacionais que se destacam na área da saúde, em especial, na Farmácia. Este ano, seguindo uma proposição de Osvaldo Bonfim, conselheiro federal pelo Piauí na época da indicação dos nomes, novembro de 2016, será homenageado o farmacêutico Raulino Firmino Ferreira, vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Piauí. A solenidade de entrega da comenda acontece nesta sexta-feira, 27, em Brasília.

RAULINO FIRMINO

Raulino Firmino Ferrreira, bacharel em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual da Paraíba, com habilitação de farmacêutico-bioquímico, especialista em prevenção e controle das infecções hospitalares pela Uninovafapi (PI) e cursando especialização em Vigilância Sanitária na Facinter/Uniter (PI). Suas ações farmacêuticas iniciaram-se ainda na vida acadêmica, da criação do Centro Acadêmico de Farmácia “Geraldo Vandré”, da UEPB, sendo eleito diretor-tesoureiro e representante dos acadêmicos do DCE no conselho superior universitário, em 1984.

O farmacêutico iniciou sua vida profissional como gerente de produção e qualidade no laboratório da Insopisa – Indústria de Soro e Produtos Farmacêuticos, em 1987, seguindo na farmácia comunitária e análises clínicas nos hospitais referências do estado do Piauí, destacando-se no laboratório de análises clínicas do Hospital Areolino de Abreu como supervisor hospitalar, coordenador farmacêutico, presidente da CCIH e gerente RSS de 1991 a 2007. Foi professor de ensino superior e médio de Hematologia na rede estadual de ensino. Foi conselheiro estadual de saúde e conselheiro municipal de saúde de Teresina. Hoje, conjuntamente, é fiscal sanitário municipal na cidade de Timon (MA), coordenador de logística da CAF – Central de Abastecimento Farmacêutico do Piauí/SESAPI e farmacêutico do laboratório de análises clínicas do Hospital da Polícia Militar do Piauí desde 1992.

A sua relação sociopolítica com a classe farmacêutica o tornou respeitado e querido nas instituições públicas e privadas por onde passou, seja pela sua persistente dedicação em prol de uma agenda que evidencie a valorização profissional, ou por sua imaculada postura ética e impecável diante de questões profissionais.

Seu empenho perante a classe é de décadas. Firmino elegeu-se conselheiro regional e diretor secretário-geral e tesoureiro do CRF-PI em 1991 e foi presidente da comissão de tomadas de contas em 1993. No Sindicato dos Farmacêuticos do Piauí (Sinfarpi), foi presidente da comissão de reestruturação, em 1998, sendo eleito presidente em 1999. Foi representante do Sinfarpi junto a Fenafar de 1999 a 2001 e diretor de formação sindical do Sinfarpi de 2008 a 2009. Foi novamente eleito conselheiro regional em 2014, e diretor-tesoureiro do CRF para o biênio 2014/2015. Atualmente exerce o cargo de diretor vice-presidente na casa. É idealizador da proposta de resgate dos direitos sociais dos farmacêuticos piauienses, junto a CLT, assinada após 20 anos de inatividade. Participou ativamente do processo para aprovação da lei 13.021/14, que transformou farmácia em estabelecimento de saúde.

Ativo manifestante em solenidades, reuniões, palestras e eventos da área, sempre elevando a profissão e destacando suas posições éticas e firmes. Declarando seu amor incondicional à profissão farmacêutica, revela, “possuo duas famílias, a sanguínea e a farmacêutica, e referendo o Conselho Regional de Farmácia do Piauí como meu segundo lar, lugar que leva meu zelo e paixão pela profissão”.

Raulino Firmino - Comenda2 - Site
Fonte: Comunicação CRF-PI

 

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480