Notícias

Farmacêuticos aprovam proposta para a elaboração de diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Farmácia

28 de março de 2016

Mais de 150 farmacêuticos reunidos no II Fórum Nacional para Discussão das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia, realizado dias 22 e 23 de março, em Brasília, aprovaram a proposta elaborada pela Comissão de Educação (Comensino/CFF), pela Comissão Assessora de Educação Farmacêutica (CAEF/CFF) e pela Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF). A proposta aprovada será encaminhada ao Conselho Nacional de Educação (CNE), do Ministério da Educação (MEC).

Todos os estados da federação estiveram representados pelos delegados de entidades, sociedades e associações profissionais, professores, estudantes e farmacêuticos. “Foi uma grande conquista para toda a categoria aprovar, democraticamente, essa proposta que deverá ser utilizada pelo CNE para elaborar as novas diretrizes para a formação profissional dos farmacêuticos brasileiros, contemplando atividades recentemente regulamentadas para atender às crescentes demandas da nossa sociedade”, explicou o presidente do CFF, Walter Jorge João.

O CRF-PI enviou representantes ao evento, assim como outras entidades acadêmicas piauienses, que se juntaram ao conselheiro federal do Piauí, Osvaldo Bonfim, no debate dos procedimentos (foto).

Um dos destaques da proposta foi a aprovação do texto que prevê a capacitação dos acadêmicos de Farmácia para a atividade clínica do farmacêutico, regulamentada em agosto de 2013, por meio da Resolução/CFF nº 585. Com ela, os farmacêuticos passaram a atuar no cuidado direto ao paciente. A prática clínica desse profissional da saúde se desenvolveu consideravelmente nas últimas décadas, ampliando a demanda por profissionais habilitados.

O cuidado em saúde foi incorporado à proposta como principal eixo estruturante da formação dos futuros farmacêuticos. A atividade clínica pode ser desenvolvida em hospitais, ambulatórios, unidades de atenção primária à saúde, farmácias comunitárias, instituições de longa permanência e domicílios de pacientes, entre outros.

12243236_1198847153473854_6960347234736029563_n

Fonte: Ascom CRF-PI – com informações da Comunicação do CFF (Murilo Calda)

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480