Farmacêuticos estão na linha de frente no combate à Covid-19

01 de junho de 2020

No enfrentamento à Covid-19, atuação dos farmacêuticos é visível na farmácias comunitárias, mas vai muito além! Eles estão nas pesquisas, nos laboratórios e, também, nos hospitais de campanha. Uma equipe começou a atuar na Ação Brasil Conta Comigo do governo federal. Luciano Pimentel faz parte do grupo de seis farmacêuticos que começou a trabalhar no Hospital de Campanha Gilberto Novaes em Manaus no Amazonas. O espaço foi adaptado em apenas quatro dias na estrutura de uma escola que não tinha sido inaugurada. A unidade possui duas UTIs, dois semi-intensivos e 19 enfermarias. O farmacêutico relata que o trabalho tem sido intenso e feito de forma integrada. “A rotina é muito frenética, quando a gente chega cai tudo no sistema e começamos a fazer a dispensação e separação dos medicamentos pra poder mandar para as UTIs. Nós temos um pessoal que leva os medicamentos nas enfermarias e adotamos a rotina de sempre um farmacêutico acompanhar os meninos da entrega para ter um feedback com os enfermeiros. Então tem sido algo bastante construtivo. É muito boa essa interação porque acaba todo mundo fazendo o seu papel, mas de forma integrada.”

Especialista em citologia, Luciano Pimentel também possui uma empresa particular. Para o farmacêutico, que também foi militar, trata-se de uma batalha! Um momento em que todos precisam contribuir, em especial os profissionais da saúde. “É uma guerra onde todos estão à frente e lutando com todas as armas que têm. Infelizmente vemos situações que nos deixam triste, não é algo normal de uma rotina. Mas a gente está se sentindo valorizado por estar desempenhando esse papel e contribuindo para ajudar como farmacêuticos quando a população precisa”.

Quem também foi selecionada para o atendimento contra a Covid foi a farmacêutica Elisângela Lemos. Ela foi lotada na Maternidade Ana Braga em Manaus. Lá ela atua com a dispensação de medicamentos para mulheres contaminadas pelo coronavírus. Em sua carreira chegou a atuar no atendimento a pessoas com câncer e, além de ajudar, pretende adquirir mais conhecimento na área. “Eu acho muito lindo atender e cuidar da população neste momento tão delicado que estamos passando, principalmente no setor que eu fui selecionada para trabalhar, que é no caso na UTI. Só pelo fato de ter sido privilegiada de ajudar o próximo, para mim é de grande importância. E também quero mostrar que a nossa profissão da farmácia é de grande importância na área da saúde. Hoje nosso inimigo é invisível, mas juntos seremos mais fortes e vamos combater esse vírus. E que Deus nos abençoe nessa jornada.”

Elisângela é de família humilde. A única que conseguiu concluir um curso superior. A mãe e a vó que a criaram não sabiam ler e nem escrever. Ela conta que apesar das dificuldades sempre teve em mente em fazer algo mais do que ter uma profissão, e ajudar outras pessoas. “Eu tinha que acordar 4h da manhã e ir para uma fazenda próxima de Santarém pra buscar leite pra vender para poder pagar o curso de Farmácia e como eu tinha uma filha e não tinha com quem deixá-la eu levava ela comigo. Na faculdade como ela não podia participar das aulas práticas a tia da Cantina ficava com ela pra mim. Eu tive muito apoio de pessoas que eu não conhecia”.

Luciano e Elisangela estão entre os farmacêuticos selecionados em todo o País pelo Ministério da Saúde para participar da Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”. Para se inscrever acesse o endereço registrarh-saude.dataprev.gov.br/cadastro

Ouça essa e outras notícias do sistema CFF/CRFs na Rádio www.newsfarma.org.br.

Fonte: Rádio News Farma

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480