Notícias

Farmacêuticos fazem mobilização contra o Aedes aegypti neste sábado

16 de março de 2016

Farmacêuticos em ação: Todos contra o Aedes aegypti

Farmacêuticos de todo Brasil, através de seus conselhos regionais de Farmácia e do Conselho Federal (CFF), em parceria com diversas entidades, realizam neste sábado, 19 de março, uma grande mobilização chamada Farmacêuticos em ação: todos contra o Aedes aegypti. O objetivo é transformar cada farmacêutico em um agente de combate ao mosquito e cada farmácia em um ponto avançado de ação contra as três doenças transmitidas pelo vetor: dengue, chikungunya e zika.

Em Teresina, além da abordagem dos farmacêuticos aos clientes nos balcões das farmácias, acontecerá mobilização em cinco pontos estratégicos da cidade: Av. Frei Serafim (cruzamento com Rua Coelho de Resende), cruzamento das avenidas Dom Severino com N. S. de Fátima, cruzamento das avenidas Dom Severino com Presidente Kennedy, centro comercial (concentração na Praça Pedro II),  Mercado Velho e Shopping da Cidade (concentração no andar térreo do shopping, lado da praça).

Farmácias e farmacêuticos estão orientados a se mobilizar e contribuir com o fornecimento de informações corretas à população sobre prevenção e controle dessas doenças, com a identificação de pessoas com sinais e sintomas, o encaminhamento dos casos suspeitos, a prescrição de terapias adequadas, quando pertinente, e por meio do acompanhamento de pacientes em tratamento.

As cinco faculdades que oferecem o curso de Farmácia na capital – AESPI, Facid DeVry, Santo Agostinho (FSA), Mauricio de Nassau e Universidade Federal (UFPI), e as cinco maiores redes de farmácias – Big Ben, Extrafarma, FTB (Trabalhador), Globo e Pague Menos, foram convidadas pelo CRF para aderir à mobilização. Entidades nacionais como a Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária (SBFC), a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (Sbrafh), a Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia (Enefar), compõem o Comitê Central de organização. Esse grupo elaborou as diretrizes com um cronograma de ações para o desenvolvimento da campanha.

Os farmacêuticos são os profissionais da saúde mais próximos e acessíveis às pessoas. E historicamente, eles sempre desempenharam papel fundamental em grandes epidemias. Foi assim, por exemplo, quando a gripe espanhola desembarcou no Brasil, em 1918. Sua participação foi imprescindível não só no atendimento às vítimas e na pesquisa de alternativas de tratamento, como na definição de políticas públicas para o controle da doença.

A ideia de realizar uma grande mobilização nacional no dia 19 de março surgiu no dia 21 de fevereiro, no grupo virtual Educadores em Farmácia Clínica. Paralelo a isso, o CFF já vinha desenvolvendo, por meio de um Grupo de Trabalho e de suas assessorias, um hotsite, um folder e um guia de bolso, com informações para a população e para os farmacêuticos sobre as doenças relacionadas ao Aedes aegypti.

São cerca de 200 mil farmacêuticos no Brasil e o país conta com mais de 90 mil farmácias, o que forma um exército capaz de apoiar a sociedade neste momento tão dramático que o país está vivendo. É papel papel fundamental do farmacêutico a prevenção de doenças e promoção da saúde.

Todas as informações da campanha estão disponíveis em: campanhacff.wix.com/farmaceuticoemacao

Fonte: Ascom CRF-PI

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480