Notícias

Farmasis vai disponibilizar dados de todos os farmacêuticos do Brasil

12 de novembro de 2019

Agilidade e facilidade na consulta de dados de todos os farmacêuticos brasileiros – reunidos numa base única nacional – e na realização de serviços como a fiscalização. Essas são algumas das vantagens do sistema de gestão Farmasis, que está sendo implantado em vários conselhos regionais e foi apresentado aos fiscais participantes do XV Encontro Nacional de Fiscalização 2019 (Efaf), dia 7 de novembro, em Brasília. O encontro que acontece a cada dois anos e tem como tema central desta edição: Novos rumos para a fiscalização do exercício profissional.

O Farmasis é um sistema de gestão único, com desenvolvimento e suporte contínuos feitos por servidores dos conselhos Federal e regionais. Foi desenvolvido pelo CFF em parceria com os conselhos regionais do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso, com a colaboração dos regionais de Alagoas, Pará e Paraná, além de contribuições da Comissão de Fiscalização (Cofisc). O sistema envolve fiscalização, processos éticos, processos eleitorais, cadastros de pessoa física e jurídica, denúncias, CRFweb, certidões etc.

Em sua palestra, o presidente do CRF-MT, Alexandre Magalhães, que é membro do grupo gestor do Farmasis, apresentou aos fiscais um histórico do desenvolvimento e como funciona o sistema de gestão que abrange quase todas as áreas, com exceção da contabilidade. O sistema opera em nuvem e permite acesso a todas as funcionalidades por qualquer dispositivo com acesso â internet, inclusive pelo celular. “Hoje, qualquer pessoa já pode entrar no site do Farmasis, buscar o nome de um farmacêutico do Mato Grosso e visualizar informações daquele profissional registrado”.

O destaque da apresentação de Alexandre para os fiscais foi a possibilidade de realização da fiscalização eletrônica móvel, por meio do sistema. “A parte de fiscalização e de processos administrativos fiscais é muito forte. Toda informação feita no tablet do fiscal é gravada automaticamente no sistema. Quando o fiscal faz a inspeção, no final do dia o sistema dispara um aviso para a empresa inspecionada e para o farmacêutico, que assinam a inspeção eletronicamente”.

A integração dos dados de todo o sistema conselho Federal e regionais permitirá a consulta online, por exemplo, da quantidade de farmacêuticos inscritos nos CRFs de todo o país. Também trará facilidades para a realização de transferências de estado. “O Farmasis dá uma numeração única nacional para cada farmacêutico, então não ocorrerá mais de dois profissionais terem o mesmo número em estados diferentes. Dessa forma, transferências de estado poderão ser feita de maneira muito simples, automaticamente”.

O sistema já foi implantado, de forma piloto, no Rio Grande do Sul e em Mato Grosso e já está em funcionamento nestes estados. “Hoje o sistema está pronto para ser implantado em todos os regionais do Brasil. Muitos já se inscreveram e nestes estão sendo agendados processos de implantação. Já solicitaram e estão em fase de migração dos dados para o sistema, estados como o Acre, Distrito Federal, Santa Catarina, Rondônia, Roraima, entre outros. A expectativa é que todos façam adesão”, anunciou Alexandre.

Autor: CFF (Murilo Caldas)

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480