Notícias

Inscreva-se gratuitamente: “Prescrição Farmacêutica no Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados”

09 de março de 2016

Para se inscrever – CLIQUE AQUI

– – – – – – –

Durante o lançamento do 6º Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas, no último dia 29 de fevereiro, em Belém (PA), o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João, anunciou uma boa notícia à classe farmacêutica: estão oficialmente abertas as inscrições ao curso “Prescrição Farmacêutica no Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados”, que o CFF irá ministrar gratuitamente, a distância, por meio de uma plataforma digital.

O objetivo geral do curso é prover os fundamentos para que os farmacêuticos conheçam, compreendam e apliquem o processo de raciocínio clinico para a prescrição farmacêutica no manejo de problemas de saúde autolimitados. A abordagem da prescrição em outros serviços farmacêuticos também consta do planejamento do CFF para a área clínica.

Walter Jorge João se matriculou durante a solenidade, oficializando o início do curso, apresentado ao público presente à solenidade pela assessora da Presidência do CFF, Josélia Frade, e pelo consultor ad hoc do CFF, Cassyano Correr. Ele proferiu palestra sobre “Cuidados Farmacêuticos: Direito da Sociedade, Dever do Farmacêutico”, tema do congresso. Da mesma forma que o presidente do CFF, todos os farmacêuticos inscritos nos conselhos regionais de Farmácia que se interessarem já podem fazer suas inscrições. Para isso basta que preencham um formulário on line (o passo a passo está disponível abaixo).

Sobre a iniciativa – O curso EaD do CFF foi idealizado a partir do consenso entre a diretoria conselho, os assessores técnicos e da Presidência e os consultores ad hoc para a área clínica sobre quais estratégias deveriam ser adotadas para materializar o sonho consignado nas resoluções/CFF n° 585 e nº 586. Aprovadas em setembro de 2013, as normativas dispõem respectivamente sobre as atribuições clínicas do farmacêutico e a prescrição farmacêutica.

Como a sociedade brasileira busca diariamente apoio dos farmacêuticos para o processo de autocuidado e também pela capilaridade das farmácias, ficou decido que o curso deveria ser focado no serviço “manejo de problemas de saúde autolimitados”. Esse é conceituado como serviço pelo qual o farmacêutico atende a uma demanda relativa a problema de saúde autolimitado, realiza anamnese, prescreve e orienta a adoção de medidas não farmacológicas, bem como medicamentos e outros produtos com finalidade terapêutica, cuja dispensação não exija prescrição médica e, quando necessário, encaminha o paciente a outro serviço ou profissional da saúde. Neste serviço o farmacêutico deve se responsabilizar pelos resultados obtidos provenientes da sua conduta. (CFF, in prelo, 2016).

A decisão de oferecer o curso na modalidade a distância, visou democratizar o acesso e permitir flexibilidade quanto à organização do horário de estudos e para alcançar um número maior de participantes e também para minimizar custos.

“Trata-se de um curso inédito, sério, de conteúdo exclusivo, e concebido para o fim a que se destina, com um sistema de avaliação para a obtenção do certificado. Tudo foi pensado para possibilitar que o farmacêutico, de fato, adquira o conhecimento de que necessita para atuar clinicamente”, destaca Josélia Frade, que também é coordenadora do Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde (Profar). Ao final de seu pronunciamento, o presidente do CFF fez questão de agradecer toda a equipe que colaborou para o desenvolvimento do curso (veja os nomes abaixo).

Entre os objetivos de aprendizagem do curso destacam-se:

  • conhecer o embasamento legal das atribuições clínicas do farmacêutico, incluindo a prescrição farmacêutica;
  • conhecer as etapas do processo semiológico, aplicando-as ao manejo de problemas de saúde autolimitados;
  • compreender os aspectos de comunicação com o paciente, aplicando-os à construção de uma relação terapêutica;
  •  compreender como documentar o processo de cuidado ao paciente, incluindo a prescrição farmacêutica;
  • aplicar o conhecimento adquirido para a tomada de decisões em situações da prática clínica.

A estrutura do curso

Os conteúdos foram organizados em três módulos:

• Posso fazer?
O primeiro módulo traz informações referentes ao embasamento legal das atribuições clínicas do farmacêutico, incluindo a prescrição farmacêutica;

• Como eu faço?
O segundo aborda as etapas do processo semiológico, aplicando-as ao manejo de problemas de saúde autolimitados, os aspectos de comunicação com o paciente, a documentação do processo de cuidado ao paciente e a prescrição farmacêutica;

• Aplicando o conhecimento
No terceiro e último, os farmacêuticos aplicarão os conhecimentos adquiridos para a tomada de decisões em situações da prática clínica.

Recursos didáticos
Por meio de uma plataforma digital os farmacêuticos terão acesso a todo o material didático do curso, o que inclui apostilas, vídeo-aulas, conteúdo interativo, apostilas em PDF e questionários online.
Carga horária: 40 horas

Como se inscrever:

  1.  Acesse a página (CLIQUE AQUI)
  2. Clique na aba de acesso, no canto superior à direta
  3. Digite o número de seu CPF. Caso não o encontre na base de dados do CFF, uma mensagem lhe será enviada, solicitando a atualização cadastral no CRF da Jurisdição em que você se encontra inscrito.

Quem pode se inscrever?

O curso será aberto apenas aos farmacêuticos e, posteriormente, aos alunos do último ano de cursos de Farmácia.
Certificados
Ao concluir o curso, o farmacêutico emitirá seu certificado, também pela internet.

Equipe envolvida no projeto
Agnes Nogueira Gossenheimer (UFRGS)
Alessandra Rezende Mesquita (UFS)
Alessandra Russo de Freitas (Cebrim/CFF)
Alexandra Czepula (UFPR)
Angelita Cristine de Melo (UFSJ)
Cassyano Correr (UFPR)
Chiara Erminia da Rocha (UFS)
Clóvis Santana Reis (Faculdade Maria Milza/BA)
Dayani Galato (UNB), Elaine das Graças Frade (UFLA)
Elaine Frade (UFLA)
Fabio Teixeira Ferracini (Hospital Albert Einstein/SP)
Josélia Cintya Quintão Pena Frade (Assessora da Presidência/CFF)
Mateus Alves (UFMG)
Michel F. Otuki (UFPR)
Rafael Mota Pinheiro (UNB)
Rinaldo Ferreira (Associação dos Farmacêuticos Proprietários de Farmácia)
Tarcísio José Palhano (assessor da Presidência/CFF)
Thais Teles de Souza (UFPR)
Wellington Barros da Silva (UFS)
Ilana Socolik (funcionária do CFF)

Fonte: Comunicação do CFF

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480