Notícias

Jantar de nomeação das Comissões Assessoras do CRF-PI

18 de fevereiro de 2014

Os novos membros das Comissões Assessoras do Conselho Regional de Farmácia do Piauí serão nomeados nesta sexta-feira, 21, durante jantar no restaurante Varanda Matisse, às 19h. São sete comissões: Ética, Ensino, Farmácia e Dispensação, Análises Clínicas, Assistência do Serviço Público, Farmácia Hospitalar e Manipulação e ainda, Eventos, Divulgação e Apoio aos novos Profissionais.

As comissões funcionam como fóruns permanentes de discussão sobre vários âmbitos da Farmácia. Elas têm como atribuições, desenvolver projetos e propor ações voltadas ao segmento profissional da área de estudo da Comissão, assessorar a Diretoria do CRF-PI em assuntos que exigem conhecimentos técnicos específicos, por meio de debates e pareceres.

Os assessores foram nomeados pelo presidente do CRF-PI, Ítalo Rodrigues, e homologados na reunião plenária Nº 445/2014, realizada dia 14 de fevereiro de 2014.

COMISSÃO DE ÉTICA

A Comissão de Ética possui a atribuição de avaliar de forma isenta os processos éticos instaurados em face de profissionais inscritos no CRF-PI, ela elabora relatório e encaminha os casos para apreciação e julgamento pelo Plenário do Conselho, portanto, diferem das Comissões Assessoras que discutem e implementam assuntos relativos ao âmbito profissional.
É perante a Comissão de Ética, na fase instrução processual, que o farmacêutico terá assegurado os seus direitos constitucionais ao contraditório e a ampla defesa.
Os membros da Comissão de Ética são nomeados, imparciais e comprometidos com o correto e exemplar exercício da profissão farmacêutica.

· Dr. Fabrício Pires de Moura do Amaral
· Dr. Auricélio Araújo Rios
· Dr. Joelson Rodrigues Cunha

COMISSÃO DE ENSINO

A Comissão de Ensino tem por função: assessorar o CRF-PI nos aspectos relativos à educação farmacêutica, compreendidos desde a graduação até a especialização e capacitação do profissional. Cabe a COMENSINO a análise e proposta de ações direcionadas para a garantia da qualidade da formação e atualização do profissional farmacêutico.

· Dr. Bernardo Melo Neto
· Dra. Maria das Graças Freire de Medeiros
· Dra. Denise Barbosa Santos
· Dra. Letícia Cavalcante Noleto

COMISSÃO DE FARMÁCIA E DISPENSAÇÃO

Os temas discutidos na Comissão de Farmácia de Dispensação são de suma importância, para auxiliar na escolha dos rumos a serem traçados pelo Plenário e à Diretoria do CRF-PI já que os profissionais participantes apresentam uma multiplicidade de vivências e experiências profissionais, bem como as dificuldades cotidianas deste exercício, atuando em vários seguimentos da profissão, caracterizando-se assim, um grupo multidisciplinar. 

· Dr. José Antunes de Macedo Junior
· Dr. Francisco Kleber Fernandes Aurélio
· Dra. Patrícia de Moura Lopes
· Dr. Luiz José de Oliveira Junior

COMISSÃO DE ANÁLISES CLÍNICAS

Uma das mais importantes áreas de atuação do farmacêutico é o setor de Análises Clínicas e Toxicológicas. O farmacêutico atua na realização de exames laboratoriais e toxicológicos; pesquisa e extensão na área de análises clínicas e toxicológicas; gerenciamento de laboratórios; planejamento e gestão em serviços farmacêuticos no setor; atuação como docente em farmácia bioquímica clínica; magistério superior; assessoria e consultoria em análises clínicas e na área de garantia da qualidade em laboratórios clínicos, além da citopatologia.
A área de Análises Clínicas e Toxicológicas é um setor que exige dos responsáveis técnicos  farmacêuticos dos laboratórios muita responsabilidade e ética no cumprimento de seus deveres. A RDC n° 302 da ANVISA traz em seu texto normas que obrigam aos profissionais responsáveis por serviços de análises a prestarem serviços com qualidade evitando concorrência desleal. Para que isso ocorra é necessário a atualização permanente de seus conhecimentos técnicos e na gestão de qualidade.
Este setor de atuação sofre constantes mudanças tecnológicas, mudando o perfil dos profissionais, exigindo-lhes mais e melhor capacitação.

· Dr. Francisco Erasmo de Oliveira
· Dra. Márcia Rejane Rebelo Araújo
· Dr. Urbano Vieira Ibiapina
· Dr. Elisangela Barbosa Oliveira Brasileiro

COMISSÃO DE ASSISTÊNCIA DO SERVIÇO PÚBLICO

Os objetivos da comissão são apoiar, colaborar, assessorar, capacitar, aprimorar, fornecer subsídios para o trabalho, ampliar e valorizar o papel do profissional farmacêutico no Serviço Público, em especial no Sistema Único de Saúde, onde temos uma atuação preponderante na área pública.
Necessitando trabalhar a capacitação, com a realização constante do Curso Boas Práticas na Assistência Farmacêutica no setor Público, reuniões de orientação para o ingresso de responsabilidade técnica, seminários, participação em conferências, palestras e outros eventos.

· Dr. Mário Abel Lima Barros
· Dra. Elisângela Pereira Lima
· Dra. Maysa Mendes de Oliveira
· Dra. Joseana Martins Soares de Rodrigues Leitão

COMISSÃO DE FARMÁCIA HOSPITALAR E MANIPULAÇÃO

Tem como objetivo Promover discussões referentes a Consultas Públicas da Área de Farmácia Hospitalar; Atende a consultas de profissionais encaminhadas por e-mail, ou pela fiscalização; realiza reuniões mensais, para assessorar a Direção do CRF-PI;
Acolhe as solicitações do setor e busca soluções para desafios que surgem juntamente aos profissionais que estão no mercado ou à sociedade em geral. Outra atividade relevante é a instrução/aperfeiçoamento (reuniões de orientação, palestras, cursos) aos farmacêuticos a respeito de Legislação e Normas, Estrutura da farmácia, Qualificação de fornecedores, Manipulação, Receituário, Dispensação de medicamentos manipulados, Inovação tecnológica e outros assuntos importantes

· Dra. Roberta Canuto do Rego Monteiro
· Dr. Rivelilson Mendes de Freitas
· Dra. Lyssa Cavalcante de Carvalho Cunha
· Dr. Guilherme Henrique Mendonça Xavier de Oliveira

COMISSÃO DE EVENTOS E DIVULGAÇÃO E APOIO AOS NOVOS PROFISSIONAIS

· Dr. Icaro Tyêgo Araújo Nogueira
· Dr. Salomão Mascarenhas Cavalcante Junior
· Dr. Diêgo Coêlho Tôrres
· Dr. Gutemberg Passos de Sousa

(Ascom CRF-PI)

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480