Japão oferece gratuitamente o Avigan a países para combater o coronavírus e inicia estudo de fase 3

15 de abril de 2020

A Toyama Chemical, do grupo japonês Fujifilm, anunciou o início dos testes clínicos do medicamento Avigan (favipiravir) para avaliar a eficácia contra o novo coronavírus SARS-CoV-2.

O estudo já entrou na chamada fase 3 e vai ser avaliado em 100 pacientes contaminados pela Covid-19 até o final de junho. O medicamento já se encontra em testes na China.

O fármaco será administrado durante 14 dias para pacientes entre 20 e 74 anos, que apresentam quadro de pneumonia viral, uma complicação típica da infecção por Covid-19.

O Avigan é o nome comercial do Favipiravir no Japão, o medicamento também é conhecido como T-705 ou Favilavir, ele obteve aprovação do governo japonês em 2014, mas nunca foi comercializado.

O Japão disponibilizou o medicamento gratuitamente para os países que solicitarem para testes. Cerca de 30 países já manifestaram a vontade de testar o Avigan, entre eles os EUA, Turquia, Indonésia e Alemanha.

A oferta também está disponível para o Brasil. Reportagem publicada pelo Valor Investe disse que apurou junto ao Ministério da Saúde, sobre a oferta do Avigan, e eles não sabem dizer se o Brasil já pediu para receber o medicamento ou se considera fazê-lo.

China e Turquia já utilizam o medicamento, em ambos os países o favipiravir é mais eficaz no tratamento de pacientes nos estágios iniciais da doença.

Berlim já está planejando a compra de grandes quantidades do Avigan para estocar, segundo a imprensa alemã. O medicamento será distribuído por hospitais universitários e outras instituições com a ajuda dos militares, informou Frankfurter Allgemeine Zeitung.

Tanto no Japão como em outros países, o Avigan não pode ser encontrado nas farmácias ou hospitais. Ele é fabricado exclusivamente por Toyama Chemical para uso experimental.

Pacote japonês de combate ao coronavírus

A produção do Avigan será financiada pela primeira fase de um pacote de estímulo financeiro criado pelo governo japonês.

O governo japonês tem uma reserva estratégica de 2 milhões de doses. Shinzo Ab, primeiro-ministro japonês, declarou que o governo japonês vai iniciar os procedimentos regulatórios para aprovar o Avigan  .

O Governo Japonês possui um plano robusto para o enfrentamento do Coronavírus dividido em duas fases:

1º fase: apoio para a população e enfrentamento do coronavírus.

– O país pretende oferecer US$ 2,8 mil para famílias que tiveram a renda afetada pela pandemia do coronavírus, também vai oferer auxílio financeiro adicional para famílias com crianças.

2º fase: recuperação da economia do país.

– Após o fim da pandemia o governo quer estimular o consumo, auxiliar a indústria turística e promover eventos.

A farmacêutica japonesa Takeda também está desenvolvendo um medicamento com base em globulina hiperimune policlonal anti-SARS-CoV-2 (H-IG) derivada do plasma.

Mecanismo de Ação do Favipiravir

O Avigan promove a inibição seletiva da RNA polimerase dependente de RNA viral. Ele também induz mutações letais na transversão do RNA, produzindo um fenótipo viral não viável.

 

Texto por Fábio Reis para PFARMA

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480