Ministério da Saúde e CFF vão atuar juntos pela implementação da fitoterapia no SUS

03 de agosto de 2017

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) foi convidado a trabalhar junto com o Ministério da Saúde, por meio do seu Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF), na implementação da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. O objetivo é consolidar a inserção da fitoterapia como prática terapêutica no cuidado ao paciente do Sistema Único de Saúde (SUS). A parceria foi delineada nesta terça-feira, dia 1º de agosto, durante visita do diretor do DAF, Renato Teixeira, ao CFF. Ele estava acompanhado da equipe da Coordenação Geral da Assistência Farmacêutica Básica (CGAFB).

A proposta do DAF é que os dois órgãos atuem em alguns eixos específicos. Um deles seria a educação. “A Farmácia é a única profissão da área da saúde que contempla a fitoterapia em suas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), recém-aprovadas. Sabemos que o CFF teve um papel fundamental nesse sentido e queremos contar com o conselho para sensibilizar as entidades representativas das demais profissões”, disse Benilson Beloti Barreto, farmacêutico consultor técnico da CGAFB. Além de fomentar a disseminação dos conteúdos relativos à fitoterapia na formação de novos profissionais, o DAF deseja a parceria do CFF para retomar a capacitação de graduados para a adoção da prática integrativa.

Outras frentes de trabalho propostas pelo DAF são ações voltadas ao incremento da prescrição de fitoterápicos no SUS. Esses medicamentos são encarados pelo DAF como alternativa para tratamentos efetivos, com menos reações adversas. “O paciente estará bem atendido a um custo menor para o sitema”, comentou Renato Teixeira. O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, comemorou o fato de a Farmácia ser referência para o Ministério da Saúde e colocou-se à disposição. “Estamos prontos a cooperar com o DAF neste projeto para recuperar a fitoterapia como prática importante no cuidado com a saúde das pessoas”, disse.

Fonte: Comunicação do CFF

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480