MS fará parceria com farmácias para combater gripe e coronavírus

19 de março de 2020

O ministro da Saúde, Henrique Mandetta, em pronunciamento no dia de hoje, anunciou a intenção do Ministério da Saúde de firmar parceria no sentido de que as farmácias possam ser pontos de atenção à saúde não só para aplicação da vacina contra a gripe, mas também para a orientação quanto ao uso de medicamentos indicados no tratamento de sintomas da COVID-19 e para a coleta e testagem de material.

O ministro destacou a importância estratégica das farmácias neste momento em que o Brasil, assim como os demais países, se mobiliza para conter a pandemia da doença causada pelo novo coronavírus. Como bem lembrou o ministro, as farmácias são estabelecimentos de saúde que, obrigatoriamente por lei, contam com o farmacêutico presente.

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) foi citado nominalmente, no sentido de intermediar essa parceria. Não por acaso! Sistematicamente o conselho tem defendido, no Ministério da Saúde, que farmacêuticos e farmácias são grandes aliadas da rede pública na promoção da saúde e na prevenção de doenças.

Como entidade responsável pela regulamentação das atribuições clínicas, que impulsionou a prática clínica dentro desses estabelecimentos; e como protagonista do movimento pela aprovação da Lei nº 13.021/14, que reclassificou as farmácias como estabelecimentos de saúde autorizados a dispor de vacinas para atendimento imediato à população, o CFF orgulha-se de dizer que, hoje, os farmacêuticos e as farmácias têm o respaldo legal e regulamentar para atender a esse chamado. E tem a certeza que muitos farmacêuticos e muitas farmácias se apresentarão, porque as palavras do ministro encontram ressonância com o trabalho realizado nos últimos anos pelo conselho para resgatar o papel do farmacêutico como profissional do cuidado à saúde dos indivíduos, das famílias e da comunidade.

Aos profissionais que já estão colaborando para o enfrentamento da pandemia, e aos que, agora, deverão se apresentar para contribuir, o conselho manifesta o seu reconhecimento, bem como reforça que se mantém atento e lado a lado com a categoria, procurando respaldá-la tanto do ponto de vista regulamentar, como técnico.

O CFF elaborou um Plano de Resposta para as Farmácias Privadas e Públicas da Atenção Primária que, será atualizado constantemente, e espera contar com o apoio da categoria neste processo. A VERSÃO 01, composta de quatro volumes (que seguem abaixo), foi publicada hoje no site do conselho, onde também está disponível para download

Fonte: Comunicação do CFF

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480