Anvisa proíbe venda de amoxicilina e rifamicina de laboratório

28 de abril de 2016

Produtos estavam em desacordo com as normas da Agência

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), suspendeu a venda e o uso dos antibióticos amoxicilina e rifamicina fabricados pelo laboratório EMS. O motivo foi o descumprimento de requisitos das normas sanitária.

No caso da amoxicilina, a suspensão se aplica à distribuição e venda de todos os lotes do produto fabricados a partir de fevereiro de 2013. Segundo a determinação da agência, o produto deve parar de ser fabricado e os estoques restantes no mercado devem ser recolhidos pela empresa.

A suspensão foi determinada porque o produto estava sendo fabricado com excipiente diferente do que foi aprovado pela Anvisa. Os excipientes são substâncias presentes nos medicamentos para dar características como volume, forma e consistência ao produto. Além disso, um insumo farmacêutico usado no medicamento estava sendo sintetizado de forma diferente do que consta no registro. 

Segundo a Anvisa, essas mudanças, que não foram autorizadas, podem alterar o resultado final do produto. As medidas foram tomadas depois de uma inspeção realizada pela Agência e pelas vigilâncias sanitárias do Estado de São Paulo e do município de Hortolândia.

Já a rifamicina 10 mg/mL teve a fabricação suspensa depois que o laboratório aumentou o tamanho do lote em 10 vezes sem aprovação da Anvisa. O antibiótico é utilizado em diversos casos, como em curativos e no tratamento de ferimentos e queimaduras.

Fonte: Anvisa

 

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480