Oito funcionalidades da toxina botulínica que podem tratar doenças

13 de julho de 2015

Além de fins estéticos, a substância pode ser utilizada em tratamentos de patologias comuns

Por sua associação com a área estética, a toxina botulínica A é muito conhecida daqueles que buscam amenizar rugas e marcas de expressão. Mas, além do bom desempenho nos tratamentos de beleza e rejuvenescimento facial, o produto também é um forte aliado no tratamento de várias doenças e melhoraria da qualidade de vida dos pacientes.

A neurologista infantil e neurofisiologista clínica, especialista em neuroreabilitação adulta e infanti, Dra. Simone Amorim, esclarece quais são os tratamentos que podem ser realizados com o medicamento biológico.

Enxaqueca crônica: o medicamento bloqueia a liberação de neurotransmissores associados com a origem da dor, inibindo os sintomas dolorosos.

Bexiga hiperativa: injetado diretamente na bexiga em um procedimento não-cirúrgico de cerca de 30 minutos, a toxina botulínica A inibe as contrações involuntárias do órgão e promove a continência urinária.

Espasticidade: o tratamento proporciona relaxamento do músculo atingido, devolvendo temporariamente a mobilidade e a possibilidade de realizar fisioterapia. A evolução do quadro aumenta a autonomia sobre as atividades diárias, pois melhora o posicionamento do membro afetado.

Distonia: além de diminuir as dores causadas pela doença, o tratamento com a toxina botulínica A, melhora a postura do segmento afetado, reduz a intensidade e a frequência da dor no pescoço, no caso da distonia cervical, o que possibilita o paciente realizar atividades diárias.

Estrabismo: tratamento reduz os espasmos e relaxa os músculos, o que ajuda a alinhar os olhos dos pacientes.

Blefaroespasmo: a aplicação da substância age no relaxamento da região, interrompendo os movimentos involuntários e normalizando as funções de abrir e fechar os olhos.

Espasmo hemifacial: a aplicação do produto proporciona o relaxamento das fibras, normalizando o movimento da região.

Hiperidrose: injetada na região, a substância impede a liberação temporária da substância acetilcolina, o que diminui a sudorese.

Fonte: Maxpress Net

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480