Notícias

Osvaldo Bonfim recebe a Comenda do Mérito Farmacêutico do CFF

20 de março de 2018

 

Dias 14 e 15 de março aconteceu a Reunião Geral dos conselhos Federal e regionais de Farmácia, no auditório da sede do CFF, em Brasília. Cerca de 200 farmacêuticos, entre diretores dos conselhos Federal e regionais de Farmácia, conselheiros e convidados, debateram pontos capitais da profissão e questões políticas, administrativas e profissionais dos conselhos. Uma comitiva do CRF-PI esteve presente, levando pautas e solicitações pontuais voltados ao estado.

 

Na sexta-feira, 16, foi comemorado pelo CFF o Dia do Farmacêutico, que oficialmente é 20 de janeiro. Na solenidade, teve como momento de destaque a outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico, a maior honraria concedida na profissão farmacêutica, no País. Vinte e sete farmacêuticos e um promotor de Justiça, representando cada Unidade da Federação, foram homenageados com a Comenda, por terem contribuído para o fortalecimento da profissão farmacêutica. Durante a solenidade, o CFF premiou os farmacêuticos e estudante de Farmácia vencedores da edição de 2017 do Prêmio Jayme Torres de Farmácia. O ato solene foi seguido de um coquetel.

O piauiense Oswaldo Bonfim de Carvalho, ex-presidente do CRF-PI e ex-conselheiro federal, foi o homenageado pelo Piauí.

COMENDA DO MÉRITO FARMACÊUTICO

Osvaldo Bonfim de Carvalho,
FARMACÊUTICO-BIOQUÍMICO (Piauí)

A Comenda do Mérito Farmacêutico foi concedida à Osvaldo Bonfim de Carvalho por indicação da conselheira federal de Farmácia pelo Piauí, Elena Lúcia Sales Souza. Acompanhou a entrega, o presidente do CRF-PI, Luiz José de Oliveira Júnior.

O dom da liderança é um traço de Osvaldo Bonfim de Carvalho, que se manifestou, ainda, durante período em que cursava a graduação, quando se elegeu presidente do Centro Acadêmico de Farmácia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Daí em diante, o tempo, a luta pelo engrandecimento de sua profissão e a qualificação consolidaram esse atributo. Farmacêutico-bioquímico formado pela UFPI, mestre em Farmacologia Clínica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Osvaldo Bonfim de Carvalho exerceu diferentes cargos de chefia. Foi chefe de gabinete da Secretaria de Saúde do seu Estado, diretor do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/PI) e diretor de Assistência Farmacêutica, também, da Secretaria de Saúde estadual.

A política profissional levou-o à direção da Associação Farmacêutica Piauiense, quando a entidade abriu cursos de pós-graduação na área farmacêutica, no Estado. Elegeu-se presidente do Conselho Regional de Farmácia do Piauí, período em que aquele CRF obrigou as empresas a assinarem a Carteira de Trabalho dos farmacêuticos responsáveis pelas farmácias, ofereceu especializações aos profissionais e criou subseções, levando à interiorização do Conselho Regional. Foi, também, conselheiro federal de Farmácia. A mesma liderança revelada, no período acadêmico, levou-o, nas últimas eleições, a se eleger prefeito do Município de Nazária (PI). A luta, agora, é pelo fortalecimento da saúde e da assistência farmacêutica para toda uma população.

 

Fonte: Comunicação CFF

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480