Notícias

Piauí no XIII Encontro Nacional de Fiscalização

27 de julho de 2015

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) promoveu nos dias 23 e 24 de julho, em Brasília, o XIII Encontro Nacional de Fiscalização (Enaf)/2015. Gestores dos conselhos regionais de Farmácia e farmacêuticos fiscais estiveram reunidos no Hotel San Marco, durante os dois dias para, num esforço coletivo, buscar a capacitação dos participantes e a padronização das ações de fiscalização em todo o País, contribuindo para valorização da atuação farmacêutica em todos os seguimentos. Após as boas vindas do presidente da Comissão de Fiscalização (Cofisc/CFF), José Gildo da Silva, o evento foi aberto por Walter da Silva Jorge João e Valmir de Santi, presidente e vice-presidente do CFF, respectivamente. O Piauí esteve presente no evento, representado por seu secretário-geral, Osvaldo Bonfim, e pelo farmacêutico fiscal, Marcos Santana.

O vice-presidente do CFF, Valmir de Santi, que supervisiona as ações de fiscalização do exercício profissional realizadas pelos conselhos regionais de Farmácia, lembrou a importância do trabalho dos fiscais para reforçar as lutas que visam destacar a relevância do farmacêutico para a saúde pública. “Cada vez que temos um embate pela valorização da profissão, a efetividade dos conselhos na fiscalização da atuação farmacêutica é cobrada. Daí a importância do aperfeiçoamento cada vez maior dessas ações. Portanto, espero que todos aproveitem esse momento para a troca de experiências.”

O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, manifestou sua satisfação diante do auditório lotado. “Fico muito feliz em ver todos vocês reunidos aqui para a discussão de questões da mais alta relevância para a profissão e para a sociedade. E diante da imagem deste exército de farmacêuticos aqui presente, eu lhes digo: jamais deem ouvidos à voz dos pessimistas, que não acreditam no futuro da Farmácia”, conclamou o presidente, sob aplausos. “Protejam a nossa profissão. Protejam a saúde pública. Essa é a nossa missão.”

Walter da Silva Jorge João recordou a luta pela aprovação da Lei n° 13.021/14. “Se o malfadado” Projeto Marluce Pinto tivesse sido aprovado, teríamos o desemprego de 60 mil farmacêuticos no País. Agora, que revertemos esse quadro, estamos em busca do resgate da essência da profissão. Ao longo dos séculos, percebemos que o paciente foi se afastando do farmacêutico, até que este ficasse isolado atrás do balcão e, em seu entorno, só conseguíssemos visualizar medicamentos”, comentou. “Nossa prioridade é resgatar o papel do farmacêutico como cuidador de pessoas, como profissional da saúde. Por isso, a Lei 13.021/14 e as resoluções nº 585 e nº 586, que dispõem sobre as atribuições clínicas do farmacêutico e a prescrição farmacêutica, serão enfocadas neste encontro.”

Para iniciar as atividades, o presidente da Cofisc/CFF, José Gildo da Silva, fez uma exposição sobre a sistemática de organização do encontro e a distribuição dos grupos de trabalho. Também apresentou os membros da Comissão e os moderadores dos debates. Da programação fazem parte dois cursos de capacitação. O primeiro, sobre a Lei 13.021/2014, ficou a cargo do consultor jurídico do CFF, Gustavo Beraldo Fabrício. O segundo, sobre as atribuições clínicas do farmacêutico e a prescrição farmacêutica, terá como palestrante a fiscal da Vigilância Sanitária (Visa) de Goiânia, a farmacêutica Luciana Calil Samora de Moraes. O evento contou ainda com discussão temática interativa sobre os procedimentos de fiscalização e foi encerrado com uma plenária geral.

Além do seu presidente, José Gildo da Silva, a Comissão de Fiscalização do CFF é composta pelos farmacêuticos Carlos Roberto Merlin, Silvio Antônio Franchetti, Guilherme Carvalho dos Reis, Everson Augusto Krum e Augusto Nelson C. de Oliveira.

1-   XIII Enc. Nacional de Fiscalização DF  23-7-2015 (269) 1-   XIII Enc. Nacional de Fiscalização DF  23-7-2015 (64)

 

Fotos: Yosikazu Maeda

Fonte: CRF-PI com informações da Comunicação do CFF

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480