Notícias

Piauí presente na Reunião Geral dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia

24 de março de 2017

Fiscalização profissional, consultórios farmacêuticos, cuidados farmacêuticos no SUS, técnicos de farmácia e a Lei 13.021, liberação da venda da toxina botulínica para farmacêuticos, logística reversa de resíduos de medicamentos e vários outros temas formaram a pauta da  63ª Reunião Geral dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia, que aconteceu esta semana, dias 22 e 23, em Brasília. A diretoria do CRF-PI estava presente e votou as deliberações representando a classe piauiense.

Participaram da reunião, diretores de todos os estados brasileiros e conselheiros federais, presididos pela direção do CFF. Na abertura, o presidente do Conselho Federal, Walter Jorge João, conclamou os farmacêuticos a se unirem para enfrentar as agressões que a profissão e os conselhos vêm sofrendo nas redes sociais por outros profissionais. Eles também destacou o excelente momento da profissão no país.

Ítalo Rodrigues, presidente do CRF-PI, reverberou a posição do CFF e disse que no Piauí, o órgão também está trabalhando para essa convergência. “Nossa classe precisa estar unida e coesa na luta pelos interesses da categoria. O caminho é esse, agregar ideias e unificar entidades por um bem maior, a Farmácia”, disse.

Projeto de Cuidado Farmacêutico no SUS

Dentro da programação do encontro, o CFF lançou o “Projeto de Cuidado Farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS) – Capacitação em Serviços”. O objetivo é oferecer capacitação para que farmacêuticos conheçam, compreendam e apliquem o raciocínio clínico, para aprimorar o cuidado farmacêutico no âmbito do SUS. As inscrições começam a partir do dia 1 de abril. A metodologia desenvolvida permite reunir dezenas de farmacêuticos nos municípios para participar da capacitação e implantar os cuidados farmacêuticos em suas cidades, com o acompanhamento de tutores que darão consultoria após o curso.
Confira aqui os critérios para seleção e saiba como participar.

A capacitação terá carga horária total de 80 horas, distribuídas em cinco módulos presenciais de 16 horas, que serão ministrados a cada 15 dias. O projeto prevê a criação de 14 centros de formação, em 2017, para atender cerca de 300 municípios com a capacitação e implantação de serviços de cuidados farmacêuticos nos postos de saúde do SUS.

Reação às reformas trabalhista e previdenciária e descarte de medicamentos pautam o encerramento da Reunião

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Ronald Ferreira dos Santos, proferiu palestra sobre as reformas Trabalhista e da Previdência, abrindo o último dia da Reunião Geral dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia.

Sobre o descarte racional de medicamentos, Rossana Spiguel, que coordena o grupo de trabalho de Descarte de Medicamentos e do Farmacêutico no Sistema de Justiça do CFF, explicou que o Conselho Federal de Farmácia tomou a dianteira dos debates sobre o tema e convidou o Judiciário para evolver-se nas discussões. O CFF realizará, em Brasília, no dia 19 de abril, o “I Encontro Interinstitucional de Logística Reversa de Resíduos de Medicamentos”, com mediação do sistema de Justiça, que reúne os órgãos do setor. A coordenação do encontro ficará a cargo do CFF.

Fonte: Comunicação CRF-PI
PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480