Notícias

Picoense Júnior Santos recebe Comenda do Mérito Farmacêutico

14 de junho de 2019

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizou nesta quinta-feira (13), em Brasília, a cerimônia de outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico. A honraria destaca profissionais que prestam serviços relevantes à profissão e às suas comunidades e são exemplos da atuação farmacêutica, em todos os Estados do Brasil. Os nomes são indicados pelos conselheiros federais de Farmácia e aprovados pelo Plenário do CFF.

A Comenda, referente ao ano de 2018, além de reconhecer o trabalho de profissionais, agraciou, nesta edição, a Escola de Farmácia de Ouro Preto (MG), que completou 180 anos. A solenidade iniciou-se com a entrega do Prêmio Jayme Torres 2018. O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, destacou que o Prêmio leva o nome do primeiro presidente do CFF, o farmacêutico Jayme Torres, e foi criado no intuito de homenagear profissionais e estudantes que se destacam pela produção científica nas universidades e centros de pesquisa.

Walter Jorge comentou o significado da outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico pelo CFF, há 21 anos. “Este é um momento de nos confraternizarmos, sim, mas é também um momento de reflexão, para que possamos avaliar tudo o que tem sido feito. Desejo a todos os farmacêuticos, principalmente aos homenageados, muito sucesso. Vocês estão recebendo esta Comenda em reconhecimento ao que fizeram em favor da sociedade brasileira”.

Pelo Piauí, o picoense Waldemar Santos Júnior foi o homenageado. Ele é farmacêutico-bioquímico graduado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com habilitação em Bioquímica e pós-graduação em Hemoterapia e Imunohematologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Júnior construiu uma bem-sucedida carreira profissional, acumulando importantes cargos no setor público. Foi ele o fundador e diretor, por 18 anos, do Hemocentro Regional de Picos, sua terra natal e onde reside. A sua qualificação e compromisso social o levaram a ocupar atualmente o cargo de secretário municipal de Saúde de Picos.

A Farmácia, ressalte-se, parece uma identidade da família do farmacêutico, que é filho de farmacêutico. Santos casou-se com a também farmacêutica Verônica Danda Vasconcelos Santos, com quem teve os filhos Caio e Milena, ambos farmacêuticos. Toda a família vibra nos mesmos diapasões: o da honra e amor à profissão e o da dedicação permanente à prestação de serviços de saúde com qualidade – e com humanismo – à população.

Por tudo de positivo que vem construindo na profissão em sua relação com a sociedade, Waldemar recebe a mais alta honraria farmacêutica no Brasil – a Comenda do Mérito Farmacêutico. A indicação do seu nome para a outorga da insígnia foi feita pela conselheira federal pelo Piauí, Elena Lúcia Sales Souza.

Também foram homenageados por seus estados: Luana Christina Esteves das Neves (AC), Manuella Pereira Cavalcante de Melo Queiroz (AL), Jardel Araújo da Silva (AM), Aldo Aparecido Proietti Junior (AP), Geruza Maria Carneiro Morais da Cunha (BA), Cristiane Macêdo Feijó (CE), Viviany Nicolau de Paula Dias Coelho (DF), Maria Clara Passos Cruz Ghidetti (ES), Adibe Georges Khouri (GO), Maria Assunção Silva Morais (MA), Dariston Klepher Arruda Pires (MT), Flávio Shinzato (MS), Escola de Farmácia de Ouro Preto (MG), Xerxes Barbosa Lima (PA), Bagnólia Araújo Costa (PB), Everson Augusto Krum (PR), Haydée Menezes (PE), Elizabeth Valverde Macedo (RJ), Ney Moura Lemos (RN), Roberto Canquerini (RS), Gislaine Clemente (RO), Marconi Aragão Gomes (RR), Vera Lucia Dal Forno (SC), Francisco de Paula Garcia Caravante Junior (SP), Rosa de Lourdes Faria Mariz (SE), Carlos Henrique Carneiro Marinho (TO).

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480