Profar/CFF lança terceiro guia de prática clínica

05 de junho de 2018

O Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio do Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde (ProFar), lançou dia 25 de maio, durante sua 470ª Reunião Plenária, o seu terceiro Guia de Prática Clínica – Febre

A publicação faz parte de uma série de nove guias, que estão sendo desenvolvidos pelo conselho para respaldar a atuação clínica do farmacêutico. “Agradeço a todos os que colaboraram na elaboração e edição dessa importante publicação, que, tenho a certeza, em muito contribuirá com a prática clínica na rotina do consultório farmacêutico e em todos os demais postos de trabalho em que os colegas de todo o país dispensam, além de medicamentos, cuidados à saúde”, disse Walter da Silva Jorge João.

A coordenadora do ProFar, Josélia Frade, explica que o conteúdo foi elaborado pelos consultores ad hoc, farmacêuticos e médicos, contando com a chancela da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS); e o apoio da Sociedade Brasileira de Dengue-Arboviroses (SBDA); Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP); Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e Foro Farmacéutico de Las Américas (FFA). Juliana Pfeil, da SBMFC; Marcelo Simão (SBDA) e Mário Borges (ISMP) estiveram presentes no lançamento.

Todos os guias, o novo e os anteriores, sobre espirro e congestão nasal e dismenorreia, estão disponíveis no site do CFF – https://bit.ly/2x9XS2o

TELESSAUDE – A médica Juliana Pfeil, da SBMFC, também integra a equipe o TelessaúdeRS – UFRGS – um projeto de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que, recentemente retomou o atendimento do 0800 644 6543 para todo o Brasil. Além dos médicos e enfermeiros, a novidade é que agora nutricionistas, fisioterapeutas, dentistas, farmacêuticos e psicólogos da Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica do Brasil também podem solucionar suas dúvidas clínicas com o TelessaúdeRS – UFRGS.

Ela explica que a Teleconsultoria pelo 0800 644 6543 é um serviço que oferece consultorias clínicas por telefone, esclarecendo dúvidas sobre diagnóstico e tratamento, baseadas nas melhores evidências científicas. “O objetivo é ajudar a resolver os problemas de saúde dos pacientes de maneira mais rápida com o objetivo de ampliar o cuidado realizado na Atenção Básica. As dúvidas são respondidas em tempo real, sem a necessidade de agendamento prévio”, explicou.

O atendimento do programa é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 (horário de Brasília). Mais informações – https://bit.ly/2GxsVVk

RADIOFARMÁCIA – ainda durante a reunião plenária – realizadas nos dias 23, 24 e 25 de maio – foi aprovada a alteração na Resolução n º 486/2008, que dispõe sobre atuação do farmacêutico em radiofarmácias. A resolução acrescenta, à normativa, os critérios para titulação mínima para atuação do farmacêutico em Radiofarmácia. De acordo com o texto aprovado, para o exercício de atividades de preparo dos radiofármacos, deverá o farmacêutico atender a PELO MENOS UM dos seguintes critérios: ser egresso de programa de pós-graduação lato sensu e/ou strictu sensu reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) relacionado à radiofarmácia; ser egresso de curso livre de formação profissional em radiofarmácia, reconhecido pelo CFF; ter atuado por 3 (três) anos ou mais na área de radiofarmácia, o que deve ser comprovado por meio da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou de contrato e declaração do serviço, com a devida descrição das atividades realizadas e do período de atuação. A íntegra do texto deve ser publicada, em breve, no Diário Oficial da União (DOU).

APLICATIVOS – E a professora e farmacêutica Francilene Amaral, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com o apoio do analista de sistemas e empresário Castro Neto, apresentou duas ferramentas para produtividade do trabalho do farmacêutico. Os aplicativos SUA RECEITA DIGITAL e LEMBRE DO REMÉDIO. De acordo com a professora Francilene, o objetivo é auxiliar os farmacêuticos no cumprimento das regras do Farmácia Popular; no gerenciamento do processo de dispensação e no arquivamento seguro das receitas controladas. “E para a população, o aplicativo lembra a hora de uso do medicamento, o que aumenta a adesão e ainda envia dicas promovendo a educação em saúde”, comentou.

“Sem dúvida, os aplicativos já fazem parte da nossa realidade e facilitam nosso dia-a-dia. Um grupo técnico e jurídico do CFF vai avaliar os aplicativos e a possibilidade de uma recomendação do CFF para o uso por farmacêuticos e pacientes de todo país”, disse Walter Jorge João.

Aproveitando a presença dos conselheiros federais, o presidente do CFF apresentou os novos funcionários concursados (Concurso Público nº 001/2017) e que tomaram posse em 02.05: Maisa Carla Miyazaki; David De Lima Moraes; Tuane Pontes Da Silva; Atila Araujo Pires; Rouander Nataniel Silva Magalhães; Antonio Edson Da Silva Junior; Karen Cristina Nascimento Ferreira; Tiago Fonseca Medeiros; Israel De Franca Souza; Carolina Maria Xaubet Olivera; e Leticia Nogueira Leite. “Os últimos anos têm sido muito significativos e importantes para a farmácia brasileira. Estamos crescendo, ocupando novos espaços e sendo, a cada dia, mais reconhecidos. Parabéns a todos, vocês também fazem parte desse crescimento”, completou o presidente do CFF.

Fonte: Comunicação CFF

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480