Saiba mais sobre a vacina de febre amarela, obrigatória para alguns destinos

30 de junho de 2015

Medicação deve ser tomada com pelo menos dez dias de antecedência à viagem

Consumidores que querem viajar para destinos como a região Norte do Brasil e países da América Central e África são obrigados a vacinar-se contra a febre amarela, uma vez que estas regiões são conhecidas pelo alto índice de contaminação pela doença. A vacina, que deve ser tomada com pelo menos dez dias de antecedência à viagem, estava disponível somente no Sistema Único de Saúde (SUS), já pode ser vendida por estabelecimentos particulares.

“As únicas contraindicações da vacina são para pessoas que têm alergia ao ovo e proteína de frango, além daquelas que já tiveram reações anteriores à vacina, imunossupressores, imunodeficientes e menores de nove meses de idade”, afirma o médico sanitarista e responsável pelo setor de vacinas do Alta Excelência Diagnóstica, Dr. Ricardo Cunha.

O médico explica que a transmissão da doença se dá por meio da picada de insetos hematófagos, ou seja, mosquitos que sugam sangue. Ao picar uma pessoa infectada, ele pode passar a infecção para outros indivíduos. A imunização é a melhor forma de prevenção, mesmo nas regiões onde não há casos recentes de surtos. A doença tem gravidade variável. Em algumas pessoas, os sintomas sequer são percebidos, enquanto em outras, o caso pode ser crítico e levar até mesmo à morte”, afirma Dr. Ricardo.

Fonte: SEGS.com.br

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480