Teste rápido da Covid-19 deve ser feito 8 dias após início de sintomas

16 de julho de 2020

O medo do contágio por coronavírus é grande entre todos. Isso faz com que muitos busquem rapidamente um teste rápido ao ter contato com alguém diagnosticado ou apresentar algum sintoma. Porém, nesse caso, a pressa para ter respostas pode atrapalhar. Quem explica o assunto é a farmacêutica Lucieny Miguel, doutora em microbiologia médica, que atualmente trabalho em um laboratório e realiza avaliação de exames de Covid-19. Segundo a farmacêutica, a presença de anticorpos aumenta com o tempo e apenas após o oitavo dia é que o teste consegue detectar de forma precisa. Antes disso, há um risco de um falso negativo.

“Se eu fizer a utilização do teste rápido em menos de oito dias do início dos sintomas, essa quantidade de anticorpos não vai ser detectada pelo teste rápido. Por isso, todos os protocolos, principalmente da Anvisa, determinam que seja realizado o teste rápido para detecção de anticorpos em pelo menos oito dias do início dos sintomas”, afirma Lucieny.

Os testes rápidos para diagnóstico de Covid-19 mostram o resultado de 10 a 15 minutos após a realização. De acordo com a farmacêutica, são ferramentas práticas e eficientes: “os testes rápidos que estão sendo utilizados para o novo coronavírus, eles utilizam um dispositivo de fácil execução que são utilizados por profissionais capacitados para realização que não necessitam de um equipamento para realização da leitura. A leitura é feita visualmente pelo profissional treinado e também não é preciso de uma área muito grande para realizá-lo”.

Os testes rápidos ainda são importantes para mapear os casos de Covid-19, principalmente porque detectam a presença de anticorpos, inclusive, em pessoas que não tiveram sintomas.

Confira a reportagem na Rádio News Farma: http://newsfarma.cff.org.br

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222 8480/ 32262863 Faz: 3222-8999